Fact Check Madeira

Madeira sem sondagens à boca das urnas

É verdade que as Regiões Autónomas, que elegem 11 deputados, não integram as projecções que serão reveladas no próximo domingo?
None

Não há campanha sem estudos de opinião, inquéritos ou sondagens, modalidades que retratam momentos e geram dúvidas. Contudo, os  trabalhos que são feitos à boca das urnas são os que despertam mais atenção.

No próximo domingo há sondagens à boca da urnas na Madeira?

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estão previstas várias sondagens à boca das urnas que habitualmente são usadas nas projecções  das estações de televisão. Neste mapa sabe-se que o trabalho de campo será efectuado por quatro empresas em vários distritos, mas só no continente português, abordagem que não inclui tanto a Madeira como os Açores, círculos que elegem, respectivamente, seis e cinco deputados.

Quem está autorizado a fazer sondagens a 30 de Janeiro?

De acordo com a CNE, as empresas autorizadas a realizar sondagens junto dos locais de voto (à boca das urnas) são:

- Universidade Católica Portuguesa – CESOP
- Intercampus - Recolha, Tratamento e Distribuição de Informação, S.A.
- GfK Metris - Métodos de Recolha e Investigação Social, S.A.
- Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado S.A.  

As sondagens feitas à boca das urnas em dia de voto antecipado podem ser divulgadas antes do dia 30?

Não. Os dados recolhidos só poderão ser publicados no dia 30 às 20h00 de Portugal continental e da Madeira, quando as urnas fecharem nos Açores. Logo, se se justificar só poderão ser usadas ao mesmo tempo que os dados que forem recolhidos no próximo domingo.

Se não podem ser publicadas antes das eleições de domingo porque é que foram feitas?

Podem ter vários objectivos e fins múltiplos. A Intercampus assumiu ao I que a informação será “classificada” e apenas utilizada para “uso interno”. Rejeita, também, vendê-la a qualquer partido ou entidade privada, acrescentando que qualquer sondagem que a InterCampus faça durante esta semana nunca contará com a informação recolhida domingo.

Quem é que fez sondagens domingo passado e onde?

A Comissão Nacional de Eleições deixou claro quem fez e onde. A 23 de Janeiro, na Madeira, também não houve sondagens nos locais de voto.

E como é que estamos de sondagens longe das urnas?

Há sondagens para todo os gostos. Mas quase todas apontam para margens mínimas ou mesmo para empate técnico. As que foram publicadas nas últimas horas confirmam o cenário.

Na sondagem da Universidade Católica, o PS cai mas segura maioria de 36% face a PSD estacionado nos 33%. No Expresso há incerteza até enfim com 35% para o PS e 33% para o PS.

Para quem gosta de evoluções há também um gráfico eloquente. Confira aqui.