eleições legislativas Madeira

PAN afirma que futuro passa por "saúde global, multidimensional e preventiva"

None

O PAN-Madeira considera que o futuro passar por uma  "saúde global, multidimensional e preventiva" e, por isso, apresentou hoje uma série de medidas que considera serem cruciais para revitalizar os Serviços Nacionais de Saúde.

Numa iniciativa junto ao Centro de Saúde de Câmara de Lobos, Joaquim Sousa, defendeu que devem ser implementadas políticas públicas de saúde ao longo de todo o ciclo de vida dos cidadãos; feito um investimento em medicina preventiva e melhor o diagnóstico precoce; e revitalizados os serviços de Saúde, estabelecendo condições de trabalho de qualidade, gratificantes e atrativas para todos os profissionais de saúde.

O candidato foi questionado sobre a sua definição de "saúde pública eficiente", Joaquim José Sousa recorreu à definição da Organização Mundial da Saúde que definiu segundo o mesmo a saúde pública como “a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde por meio dos esforços organizados da sociedade” citou.

As propostas do PAN vão no sentido de garantir a monitorização contínua de indicadores de saúde humana, animal e ambiental na perspectiva One Health, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde; e definir soluções de protecção das pessoas, animais e ambiente à exposição a factores de risco, monitorizando os indicadores de poluição aérea, hídrica, dos solos e de ruído, em todos os territórios.

Na sua intervenção, afirmou que  a maioria dos recursos dos Serviços de Saúde a nível nacional são utilizados no tratamento de doenças não transmissíveis que poderiam ser evitadas e que constituem as principais causas de morte e morbilidade.

Por esse motivo, o partido pretende priorizar o investimento público em saúde preventiva; garantir condições para o cumprimento e alargamento dos programas de rastreio, diagnóstico e deteção precoce nos Cuidados de Saúde Primários, melhorando as taxas de sucesso e reduzindo custos em saúde (como rastreio da infeção pela Mutilação Genital Feminina, do cancro hereditário da mama, ovário e colorretal); implementar  programas de saúde preventiva (prevenção de burnout, atividades físicas e de relaxamento, alimentação saudável) nos diversos serviços da Administração Pública e incentivar o seu desenvolvimento nas organizações privadas; desenvolver uma lista de produtos alimentares saudáveis e garantir a dedução em IRS; deduzir a prática de actividades físicas e desporto em sede de IRS;  e actualizar  frota de transportes públicos que é ela própria uma causa de doença, decido à quantidade de metano e de óxidos nocivos para a saúde que libertam.

Além disso, o PAN pretende 2criar um programa nacional de alimentação saudável nas escolas portuguesas, com fundos próprios, apostando numa alimentação rica em produtos biológicos e reduzindo açucares, sal e gorduras saturadas, tudo isto acompanhado de literacia alimentar".

Afirmando o partido que a aposta em serviços de psicologia de proximidade é essencial na prevenção da doença psicológica, e na redução do risco de agravamento dos estados de saúde dos utentes.

No que concerne ao combate à pandemia, Joaquim José Sousa recordou que em Câmara de Lobos foi montada a primeira cerca sanitária a nível regional, lançando sobre esta população um novo estigma. 

Considera que o Governo da Madeira começou por agir com ponderação e bom senso relativamente à Pandemia, antecipando cenários e situações, conduzindo com precaução o processo na região.

"No entanto a um dado momento perdeu o norte e a rábula da vacinação das crianças, demonstra isso mesmo, não compreende o partido as flutuações de opinião do Sr. Secretário Regional da Saúde que chegou ao ponto de responsabilizar as crianças que não tomaram a vacina de serem recetáculos de doenças e os seus pais de irresponsáveis", indica.

Questionado sobre o Novo Hospital, o PAN concorda e entende que é fundamental para além da construção dum novo hospital, "elaborar um modelo financeiro que permita equipar – atualizar e reequipar o mesmo humana e tecnologicamente ao longo do seu tempo de vida – recordemos que ao longo do tempo os habitantes e da Madeira, para certas especialidades não tem tido resposta em tempo útil na região".

"O PAN entende ainda que a rabula da construção do mesmo não deve ser esgrimida na praça pública, mas antes em acordos de estado – porque é de um assunto de estado que se trata – entendemos que o ruido à volta do mesmo só causa apreensão social e receio por parte das populações", frisa.

O porta voz do PAN Madeira considerou ainda serem profundamente lamentáveis as declarações de Miguel Albuquerque sobre o líder do Partido Socialista e 1º Ministro de Portugal, considera o partido que “ao líder do PSD falta urbanidade para ser presidente do clube amigos da cerveja, quanto mais para ser Presidente do Governo Regional e concelheiro de estado”.