5 Sentidos

Assembleia recebeu final do DANÇARTE – Competição Regional de Dança

None

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira foi palco, ontem à noite, da final do DANÇARTE – Competição Regional de Dança.

Durante dois dias vários jovens bailarinos passaram pelo Parlamento madeirense através do projecto desenvolvido pela Ballerina´s Academy (Academia de Dança), numa coprodução com o Teatral – Grupo Teatral de S. Gonçalo.

Maria Leonor Vieira Catanho arrecadou o ‘Prémio Revelação’, o troféu de ‘Melhor Bailarina’ foi para Beatriz Letícia Lemos da Silva, Iva Stechova recebeu o ‘Prémio de Bailarina de Excelência’, e a distinção de ‘Melhor Coerografia’ foi para Matilde Gomes.

O ‘Prémio de Melhor Grupo’ foi atribuído à Ballerina's Academy (Academia de Dança), e na segunda posição ficou o grupo Nova Geração.

Na competição a solo, Beatriz Letícia Lemos da Silva ficou na primeira posição. Matilde Cró Gomes e Iva Stechova completaram o pódio.

Na categoria melhor dueto a distinção foi para Ana Matilde e Matilde Gomes.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira referiu que foi com “muito orgulho” que o parlamento recebeu a competição.

"Esta é a casa da democracia, é a casa da autonomia, mas deve ser também uma casa da cultura”, afirmou e acrescentou: “Não há verdadeiramente autonomia se por detrás dessa autonomia não houver uma identidade cultural muito forte, e essa identidade cultural é feita pelas diversas artes onde se inclui, também, a dança”.

A directora e coordenadora do Ballerina´s Academy (Academia de Dança) agradeceu o apoio recebido de todas as entidades, que permitiu “tornar o sonho realidade”. Dalila Teixeira pediu aos pais para acreditaram e apoiarem os “sonhos das crianças e dos jovens”, na esperança que o DANÇARTE – Competição Regional de Dança possa ter continuidade.

O director regional de Juventude expressou gratidão ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira por “abrir o parlamento à população.” João Rodrigues vincou que “estarmos neste espaço dá dignidade a este evento, o que é realmente louvável”.

O DANÇARTE – Competição Regional de Dança foi um projecto apoiado pela Direcção Regional de Juventude através do “PRINT – Programa de Inovação e Transformação Social”.

“A Casa da Juventude está aberta para todos os jovens que tenham projectos nas mais variadas valências: nas artes, no desporto, no social… Onde o jovem entender que pode potenciar algo com significado pode encontrar em nós uma casa aberta”, concluiu.