Madeira

Investigadores da UMa estudam povoamento Viking dos Açores

Artigo publicado hoje conta com o contributo de investigadores em ecologia e paleoecologia das Universidades dos Açores, Austrália, Lisboa, Munique e Madeira

None

Um grupo de investigadores em ecologia e paleoecologia das Universidades dos Açores, Austrália, Lisboa, Munique e Madeira, acaba de publicar um artigo na revista científica PNAS (Elias et al. 2022) reavaliando o hipotético povoamento Viking do arquipélago dos Açores antes da chegada dos portugueses – particularmente a ideia de impactes ecológicos proposta por Raposeiro e colaboradores (Raposeiro et al. 2021). O grupo, liderado por Rui Bento Elias (Universidade dos Açores), argumenta que não existem evidências suficientes para concluir que o proposto povoamento Viking tenha causado ampla perturbação da ecologia e da paisagem nos Açores, antes da chegada dos portugueses.

Investigadores questionam povoamento dos Açores antes da chegada dos portugueses

Um grupo de investigadores em ecologia e paleoecologia de várias universidades publicou hoje um artigo em que questiona o povoamento viking dos Açores prévio à chegada dos portugueses ao arquipélago, como tinha sido avançado num estudo em outubro.