Boa Noite

O regresso das queixas que sangram

A ‘campanha alegre’ sofreu hoje duro revés. Mas continua

Boa noite!

Mesmo admitindo que o sentido humor dos candidatos, por sinal muito dados ao fungagá da bicharada, possa estar afectado pelo sangramento de Rui Rio, mantemos a ‘campanha alegre’. Acreditamos que esse período incómodo será de pouca dura.

O duplo sangramento

Rui Rio é protagonista do dia. Primeiro, baldou-se ao debate da rádio, programado há semanas, o que é  lamentável, desrespeitoso e revelador de mau planeamento, alegando não ter tempo para mais conversas com adversários, preferindo estar com eleitores de Bragança e Vila Real. Depois, sangrou do nariz sem levar pancada, sendo obrigado a usar tampão. Mas não só. O presidente do PSD vai ter que realizar esta sexta-feira de manhã um exame médico devido ao problema do sangramento do nariz, cancelando assim a campanha prevista para a Figueira da Foz. Acabou-se a brincadeira?!

Imprudência

Tem até à meia-noite para inscrever-se para o voto antecipado em mobilidade. Isto se alguém não tiver entrado no sistema com os seus dados. Foi hoje descoberta uma falha no sistema. O expediente que configura crime está bem explicado no Expresso.

Regresso ao passado

A Comissão Nacional de Eleições quer multar o Governo Regional da Madeira por violação de publicidade institucional em período eleitoral. Isto porque um cidadão não identificado fez queixa sobre publicações publicitárias feitas, em Dezembro passado, por organismos dependentes do Governo tanto no DIÁRIO como no JM. Consumada a investigação, o executivo é dado como culpado, os jornais são ilibados, mas falta saber quem tem saudades do tempo de má memória e do jardinismo saloio que todos os dias mandava para a CNE queixinhas da Madeira. Investigue-se.

Duas seguidas

Dos políticos espera-se muita coisa e quase tudo, mas que, pelo menos, consigam dizer a mesma coisa dois dias seguidos. O que se passou hoje com as contradições em torno da decisão governativa de autorizar quem estiver confinado a 30 de Janeiro a sair de casa para votar é motivo de estudo. Como é que quem ontem, numa primeira reacção, elogiou a autorização hoje contesta a opção, que por sinal tem cobertura constitucional?

Dispensas inusitadas

Há militantes preteridos nas campanhas em curso. Basta ouvir o que foi dito no 'Primeiro mão' da TSF.

Banda sonora

O PSD-M começou a falar com insistência redobrada em António Costa há precisamente uma semana, quando soube da visita à Região do secretário-geral do PS. Passado este tempo, o primeiro-ministro já cá não anda, mas não só continua a marcar a agenda  social-democrata, como não sai da cabeça de Miguel Albuquerque que, sem sentido de Estado, entendeu dizer que "foi pena o avião não ter voltado para trás". Há posturas que vão ficar para a história.