Madeira

PPM propõe a construção de uma segunda rampa ferry entre a lota e o cais 6

Paulo Brito quer tornar mais seguro o porto de abrigo para os barcos de pesca e poupar milhões aos cofres da Região

None

A candidatura do Partido Popular Monárquico (PPM) Madeira às eleições legislativas esteve esta quinta-feira, 20 de Janeiro, no porto de abrigo dos barcos de pesca junto à lota do Funchal, onde ouviu as queixas dos pescadores sobre a falta de segurança dos seus barcos em dias de mau tempo, como os que se têm sentido esta semana.

"Constatamos que onde deveria ser um porto seguro para os mesmos, o mar apresentava-se agitado e com fortes ondulações, fazendo parecer que as embarcações eram uma simples casca de noz", apontou Paulo Brito.

Ora, o Governo Regional com o projecto e bem de aumento do molhe da pontinha quer fazer uma segunda rampa ferry, só que em nosso entender no local errado, pois a força das águas das ribeiras irá fazer enorme força nos cabos e cabeços de amarração, para além de muitas vezes serem também arrastados alguns troncos de árvores pela força das águas que irão embater no casco do barco que ali estiver amarrado.

O PPM propõe que a rampa seja feita entre a lota e o cais 6, "quebrando, assim, a força das ondas e tornando mais seguro o porto de abrigo para os barcos de pesca". 

A candidatura destaca que a construção dessa rampa integra o seu programa no campo da continuidade territorial, que pretende trazer o ferry para a Madeira, poupando aos cofres da Região "milhões de euros".

O navio ferry poderá atracar ali sem interferir com as viagens do Lobo Marinho e poupar vários milhões de euros aos cofres da Região, porque se fizermos bem as contas, em um mês que o ferry atraque na rampa concessionada ao Lobo Marinho, quatro vezes por mês, que é de 250.000 euros por atracagem perfazendo 1000.000 euros por mês ao fim de um ano dá 12.000.000 euros, ou seja, em 4 a 5 anos a rampa ferry fica paga e temos os pescadores com sentimento de segurança nas suas embarcações, sem estarem com as preocupações que assistimos hoje.