5 Sentidos

Orquestra Académica do Conservatório realiza 9.º Concerto Comentado

Foto DR/OAC
Foto DR/OAC

Dando continuidade ao 'Ciclo de Concertos Comentados', a Orquestra Académica do Conservatório - Escola das Artes da Madeira, realiza o 9.º concerto deste ciclo, neste sábado, dia 22 de Janeiro, pelas 19h00, no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea, sob a direcção do maestro e professor Francisco Loreto.

Numa nota enviada e assinada pelo seu presidente, Carlos Gonçalves, a OAC refere que "para além da missão de formar os alunos como músicos", esta orquestra "desenvolve também esforços para contribuir para a formação de públicos de música sinfónica. É dentro deste contexto que se insere este 'Ciclo de Concertos Comentados', espectáculos onde o maestro apresenta ao público a constituição da orquestra e contextualiza cada uma das obras interpretadas, para que o público possa, mais facilmente, descobrir o mundo maravilhoso que está por detrás destas fantásticas obras", frisam.

Assim, "do programa do concerto, interpretado pelos mais de 50 jovens e talentosos alunos do Conservatório que integram a Orquestra Académica, consta um repertório sinfónico constituído pela abertura da opereta 'Cavalaria Ligeira', de  Franz von Suppé, o 'Concerto de Violino em Mi menor, op.64', de Felix Mendelssohn, com a solista Gabriela Lopes Assunção no violino, 'Folk Songs from Somerset', de R. Vaughan Williams, a abertura da ópera 'O Barbeiro de Sevilha', de G. Rossini e a 'Marcha Triunfal' da ópera 'Ainda', de Giuseppe Verdi. A finalizar este concerto comentado, será interpretada a 'Marcha n. 1 Pompa e Circunstância', Edward Elgar", resume.

De referir que a entrada é gratuita, mas limitada às regras de funcionamento do local do evento.

Na sua nota biográfica destes 20 anos de actividade, recorda-se que "a Orquestra Académica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luíz Peter Clode é uma orquestra com formação sinfónica, integrada na disciplina curricular de Classe de Conjunto dos Cursos Profissionais de Instrumento e do Ensino Artístico Especializado. Foi criada no ano lectivo 2001.2002, exatamente aquando do início da criação dos Cursos Profissionais no Conservatório, em que a disciplina de Orquestra faz parte integrante do currículo dos alunos de cordas, de sopros e de percussão".

A Orquestra Académica, "apesar de ser uma orquestra de alunos do ensino básico e secundário, o seu repertório procura sempre se enquadrar no repertório de referência, incluindo obras sinfónicas, concertantes, coral-sinfónica, operática, bailado, musical, bandas sonoras de filmes, ou seja, todos os géneros de música escrita para uma formação sinfónica".

Sob a responsabilidade artística e pedagógica do professor Francisco Loreto desde o ano lectivo 2015/2016, no presente ano lectivo, 58 alunos frequentam esta disciplina de orquestra.