eleições legislativas Madeira

Bloco de Esquerda defende 'habitação condigna' para todos

None
Foto BE

O Bloco de Esquerda lembra que “os preços e aluguer das casas não estão ao alcance da grande maioria dos rendimentos dos portugueses e madeirenses" e defende que “as cidades não podem ser só para morarem os ricos, todos devem ter acesso à habitação condigna".

A mensagem foi deixada, hoje, por Luísa Santos, cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral da Madeira, na iniciativa do Bloco em São Martinho, “uma das zonas mais caras da cidade do Funchal”.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda refere que "um dos grandes impulsionadores desta subida extremada do preço da habitação tem sido, sem dúvida, os Vistos Gold".

O Estado tem de agir para contrariar este facto. Os jovens não conseguem sair de casa com estes preços exorbitantes. Os casais não conseguem alugar ou comprar uma casa maior para aumentar o número de filhos ou até ter o primeiro. Aqui na ilha, durante a pandemia, ouvimos dos representantes da Saúde que as casas dos madeirenses contribuíram para que houvesse mais infeções entre os residentes da mesma casa. A nossa questão é simples: Como é que vamos ter casas maiores considerando a pressão imobiliária que faz com que dispare o valor das casas tornando-as inacessíveis à maioria dos trabalhadores?" Luísa Santos, candidata BE

O Bloco propõe que "o Governo invista urgentemente na construção ou reabilitação de novos alojamentos para aumentar o parque público de casas integradas na cidade e que transforme edifícios habitacionais abandonados/devolutos em habitação pública".