Madeira

Não há falta de professores na Região, garante Jorge Carvalho

Nos próximos dias as escolas da Região dão inicio ao novo ano escolar 2021/2022, em que cerca de 40 mil alunos regressam às salas de aula.

Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, na cerimónia de abertura do ano escolar 2021/2022 na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas
Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, na cerimónia de abertura do ano escolar 2021/2022 na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, DR

O Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcou presença, esta quinta-feira, 9 de Setembro, na cerimónia de abertura do novo ano lectivo 2021/2022, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos, mais conhecida como Escola do Carmo. 

Na ocasião, o governante com a pasta da Educação garantiu que todos os professores estão colocados e que os horários apresentados à secretaria estão preenchidos: "todos os horários estão atribuídos, temos todos os professores colocados".

Qualquer situação que possa ocorrer a partir de agora será sempre de substituição por razões diversas, mas iniciamos o ano lectivo com todos os professores colocados e todos os horários preenchidos. Jorge Carvalho, Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia

As escolas da Região preparam-se para dar início ao novo ano escolar, em que regressam às salas de aulas cerca de 35.500 alunos e 6.300 professores.

Para este ano lectivo a Escola do Carmo conta com 700 alunos, dos quais 197 fazem parte do 2.º ciclo, 294 do 3.º ciclo, 33 dos Cursos de Educação e Formação e 177 do ensino secundário.  

A cerimónia de abertura do novo ano lectivo marcou também a recepção dos novos alunos do 5.º ano, que conheceram as instalações da instituição, assim como directores de turma.  

Marcelino Gonçalves, presidente do Conselho Executivo, destacou o novo funcionamento da escola, motivado pela pandemia de covid-19, sendo que "algumas práticas vão ser instituídas no futuro", dando como exemplo o desfasamento de horários. 

Ao fazermos o desfasamento dos horários, os alunos do 2. Ciclo vão ter uma escala de intervalos diferente dos restantes alunos, ou seja, vão aceder ao bar dos alunos, balneários e cantina, em hora diferente dos outros, vão estar mais resguardados e trabalhar com grupos etários mais próximos do seu nível etário. Marcelino Gonçalves, presidente do Conselho Executivo

O presidente do Conselho Executivo chamou ainda a atenção dos encarregados de educação e alunos para o cumprimento das medidas de segurança, nomeadamente uso de máscara de protecção: "é fundamental que o aluno venha com a sua máscara, traga sempre uma suplente e use de forma adequada", referindo que toda a comunidade educativa - alunos, professores e funcionários - tem um papel importante para "educar o futuro", sendo que devem alertar para o bom cumprimento das medidas de segurança. 

A iniciativa contou ainda com a entrega de prémios de mérito aos melhores alunos do ano lectivo transacto.