5 Sentidos

Fundação Cecilia Zino organiza conferência “O Sol marca a Sombra”

None

A Fundação Cecilia Zino iniciou em 17 de Abril último um programa de actividades inspirado no Grand Herbier D’Ombres da artista Lourdes Castro.

 Este programa iniciou-se com dois ciclos de workshops disponíveis prioritariamente para  jovens em situação de acolhimento residencial. Juntaram-se, em programas adaptados, uma escola secundária, em ambiente de periferia urbana e uma escola com alunos com necessidades especiais. 

Destes workshops resultarão trabalhos que constituirão um novo Livro de Sombras que, contrariamente ao Grande Herbário de Sombras da artista Lourdes Castro, farão uma taxinomia de emoções dos jovens, aquando da realização dos mesmos.

 Estes trabalhos, juntamente com quatro obras encomendadas a jovens artistas portugueses, e obras originais de Lourdes Castro farão parte de uma exposição que ocorrerá entre 15 de Outubro e 31 Dezembro do corrente ano, no Museu de Historia Natural do Funchal.

 Em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, organizámos um concurso de ilustração subordinado a este mesmo tema. Deste concurso resultará, em Setembro, uma exposição na faculdade de Belas Artes do Porto,  que por sua vez será replicada em Outubro, no Funchal na Quinta Magnólia.

 A dimensão psicológica está subjacente a todos os programas de intervenção da Fundação Cecilia Zino. Nesta perspectiva, interessa-nos discutir e aprofundar este aspecto, tanto do ponto de vista da artista em concreto, como dos trabalhos realizados nas oficinas artísticas,  pelas crianças e jovens.

No próximo dia 11 de setembro pelas 10h, no Teatro Municipal Baltazar Dias, está agendada uma conferência dividida em duas sessões: Uma destinada a discutir, aprofundar e divulgar a obra da artista e uma outra para analisar a dimensão psicológica desta obra bem como possibilitar discutir temas como emoções, desenvolvimento estético e criatividade, entre outros. 

A sessão matinal será dedicada à análise da obra da artista do ponto vista de percurso e do ponto de vista estético e conta com a presença do Comissário do plano Nacional das Artes, Paulo Pites do Vale. Intervém a Carolina Pinheiro (bolseira da fundação) a propósito dos workshops realizados pelas nossas crianças.  Esta sessão é moderada pela Susana de Figueiredo (ex-jornalista  e assessora do presidente da Assembleia RAM)

A sessão vespertina será dedicada às emoções e à eventual análise da simbologia das técnicas e da expressão da artista. Participam nesta parte João Mendes Ferreira da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Diogo Lamela da Univ Lusófona do Porto e Patricia Claudino. Anabela Mota Ribeiro (jornalista, programadora cultural, autora e apresentadora de TV) fará a moderação deste painel.