Madeira

Intervenção na lota do Porto Santo feita com mão-de-obra das pescas

None
FOTO DR

As obras no Entreposto e na Lota do Porto Santo "estão a ser feitas em moldes diferentes do que é habitual acontecer na administração pública regional".  A secretaria regional de Mar e Pescas informa que todas as intervenções, remoção da cobertura, reparação das peças metálicas, pintura do edifício, substituição das caleiras e conserto da máquina de gelo, estão a cargo dos funcionários da Direcção de Serviços de Infra-estruturas da Direcção Regional de Pescas.

Por esta razão, a dotação orçamental prevista é de apenas 12.365,25 euros, "um valor muito baixo para o volume de trabalho", mas que tem uma relação direta com o facto de a mão-de-obra ser totalmente da “casa”.

A decisão de avançar com a intervenção nos moldes referidos, foi tomada pelo secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, que "tem por norma privilegiar primeiro a utilização de todos os recursos públicos disponíveis na gestão pública antes de recorrer aos serviços externos".

De acordo com a informação veiculada pela secretaria, ficou concluída, durante o último fim-de-semana, a colocação das caleiras na parte exterior das instalações do Entreposto Frigorífico e Lota do Porto Santo, foi feita a substituição dos painéis sanduiche que cobrem o edifício, danificados pela maresia e as intempéries, e foram substituídas as estruturas metálicas degradadas pela corrosão. Segue-se agora a pintura das instalações.

Outra das intervenções "com relevo para os pescadores", foi a reparação realizada no equipamento de produção de gelo, "máquina que se encontrava em adiantado estado de degradação e com uma produção de 50/60 quilos de gelo por hora e 4.500 kg de armazenamento". Com a reparação realizada, "foi possível aumentar para o dobro a capacidade de produção, melhoria que responde aos apelos da comunidade piscatória que utiliza o Porto Santo para abastecer as embarcações".

É a primeira vez que o Governo Regional, através da secretaria regional de Mar e Pescas, faz uma intervenção desta envergadura naquelas infra-estruturas das pescas, desde que entraram em funcionamento, a 15 de Dezembro de 2006.

Teófilo Cunha, foi conhecer a “intervenção de fundo” de que está a ser alvo o Entreposto Frigorífico e a Lota do Porto Santo, aproveitando a deslocação de trabalho que fez à Ilha Dourada, onde apresentou na semana passada o Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático.