5 Sentidos

Marca de Água prolonga prazos do 2º Concurso Nacional de Desenho

None

Os prazos de candidatura à segunda edição do Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil serão prolongados, até dia 1 de Dezembro de 2020, anunciou hoje a Galeria Marca de Água, entidade organizadora do concurso que resulta de uma parceria estabelecida no ano transato com a Câmara Municipal do Funchal.

O tema adoptado para esta segunda edição foi 'Desenhar a História a partir das pinturas de Sonia Delaunay', tendo sido apresentada a 15 de Abril no salão nobre dos Paços do Concelho, por ocasião do Dia Mundial das Artes.

A entrega dos prémios deste concurso de desenho, dirigido aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico e secundário (10º, 11º e 12º), fica assim agendada para o dia 16 de Dezembro.

Este prolongamento dos prazos do concurso, conforme previsto no regulamento, tem por objectivo "a maximização do número de participantes, sem prejuízo das candidaturas recebidas até há data", refere a Marca de Água em nota de imprens.

Raquel Fraga, directora artística da Galeria Marca de Água, destaca que, “este concurso é uma relevante ferramenta para promover, divulgar e valorizar a arte e a cultura, no espaço regional e nacional”, acrescentando que "o sucesso e a adesão verificados no ano passado leva-nos a reforçar a aposta neste concurso”.

De destacar que a 1ª edição do concurso, realizada no ano passado, mereceu a participação de mais de três dezenas de alunos de quatro escolas da Região, totalizando mais de meia centena de desenhos a concurso.

Os premiados da primeira edição foram, Henrique Morais, aluno do Externato Júlio Dinis, pelo trabalho “Menino do skate”. Matias Silva, aluno do 9º ano da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, pelo trabalho “Flamingos”; Carolina Gonçalves, aluna do 11º ano, da Escola Secundária Francisco Franco, pelo trabalho “sem título”. O júri decidiu, ainda, atribuir por unanimidade, um Grande Prémio do Concurso a Rafaela Pereira Luís, aluna do 11º ano da Escola Secundária Francisco Franco, dada a “excecionalidade do desenho da premiada".

Neste âmbito foram homenageados os docentes que coordenaram a execução dos trabalhos apresentados a concurso, nomeadamente, Carla Pestana, Nicolau Correia e Maria de Jesus Baeta da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Alfredo Ferreira Júnior, na Camacha, e as professoras Ana Filipa Nóbrega e Catarina Marques, da Escola Básica 2º e 3º ciclo Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos e a docente Isabel Lucas, do Departamento de Artes Visuais da Escola Secundária Francisco Franco.