5 Sentidos

Conservatório celebra Dia Mundial da Música na Igreja de São Pedro

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, vai comemorar o Dia Mundial da Música com um concerto, em parceria com a Igreja de São Pedro, no dia 1 de Outubro. O evento, com início agendado para as 18 horas, vai contar com a atuação do ‘Estúdio de Música Antiga’ do Conservatório, e é de entrada livre.

A 1 de Outubro de 1975 é celebrado o primeiro Dia Mundial da Música, criado pelo Conselho Internacional da Música (CIM), parceiro oficial da UNESCO desde 2012, com a principal intenção de promover a arte da música em todos os sectores da sociedade. Este ano, assiste-se à sua 46.ª comemoração.

O ‘Estúdio de Música Antiga’ é uma oferta formativa que o Conservatório disponibiliza aos seus alunos para a prática da música de conjunto, que tem a particularidade de abordar a interpretação de repertório musical antigo, especialmente o repertório do período barroco, de um ponto de vista historicamente informado, adequando-se às mais recentes tendências em relação à execução desta tipologia de música.

Desta forma, esta classe de conjunto, formada no ano lectivo de 2019-2020, integra alunos que tocam instrumentos de cordas, de sopro e de teclas, relacionados com a música do séc. XVII e primeira metade do séc. XVIII. O ‘Estúdio de Música Antiga’ apresenta-se numa formação típica do estilo de ‘Concerto’ e ‘Ouverture-Suite’, com um tutti formado por duas flautas bisel, seis violinos, duas violas d’arco, dois violoncelos, um contrabaixo, mandola, cravo e percussão, entre os quais se destacam um concertino de dois violinos, viola d’arco e violoncelo. O agrupamento, desde a sua formação, é orientado pelo professor e cravista Giancarlo Mongelli.

O programa deste concerto visa apresentar uma amostra significativa dos dois estilos musicais mais importantes do período barroco: o estilo italiano de carácter polifónico e o estilo francês, baseado em ritmos de dança.

Ao primeiro estilo pertence a ‘Concerto -Sonata II em sol menor ‘Armonico Tributo’’, de G. Muffat, que pertence também ao estilo denominado “da Chiesa” (de Igreja) devido ao facto de a textura musical, de condução polifónica, ser apropriada aos momentos litúrgicos ou devocionais. Ao segundo estilo pertence a ‘Ouverture-Suite em ré menor’, de J.C. Pez, que se caracteriza por uma série de danças fortemente marcadas ritmicamente, introduzidas por uma abertura musical de carácter solene e celebrativo.