Eleições Autárquicas Madeira

PPD/PSD Câmara de Lobos defende programa de intervenção florestal

None

No aproximar dos últimos dias de campanha, candidatura do PPD/PSD à autarquia de Câmara de Lobos apresenta ao eleitorado os seus compromissos relativamente às florestas e à preservação da biodiversidade.

Segundo o cabeça-de-lista, “a Câmara Municipal tem vindo a realizar um importante trabalho de limpeza da floresta, de beneficiação da rede de caminhos florestais nas serras do concelho e, em especial, na criação de zonas de corta-fogo do perímetro florestal concelho”.

E, caso volte a ser eleito, Pedro Coelho promete "implementar um programa de intervenção florestal, tendo em vista a prevenção e combate a incêndios florestais". “Pretende-se aumentar a segurança das população, criar zonas faixas-fogo e permitir melhor acessibilidade à actividade dos bombeiros, quer do ponto de vista da prevenção e vigilância aos fogos florestais, quer ao nível do seu combate”, explica o candidato.

O programa eleitoral do PPD/PSD contempla ainda criação do programa 'Ruas e Linhas Verdes', que tem em vista "a florestação de arruamentos e linhas de água, com espécies nativas e endémicas, definindo uma estratégia de desenvolvimento arbóreo para as próximas décadas". "O objectivo destas acções é de regenerar as áreas florestais e arruamentos urbanos do concelho, dando prioridade a reintrodução de espécies endémicas da Madeira", sublinha Pedro Coelho.

Os sociais-democratas sustentam ainda a importância de "compatibilizar o reordenamento e regeneração da floresta com exploração pecuária de pequenos ruminantes, tais como ovelhas". “O pastoreio ordenado e regrado, em especial junto aos perímetros habitacionais das zonas altas, poderá desempenhar um papel importante tem na defesa da floresta contra incêndios. Com a reintrodução de gado, de forma ordenada, poderemos melhorar a remoção da biomassa combustível, bem como ajudar os proprietários a reduzir dos custos ligados à gestão florestal e controlar a vegetação herbácea e arbustiva”, defende.

No plano da valorização das áreas florestais, o executivo mantém-se "empenhado em trabalhar articuladamente com o IFCN, tendo em vista a requalificação dos miradouros do concelho", em especial da Corrida e da Boca dos Namorados, cujo projecto de requalificação já foi publicamente apresentado.