Eleições Autárquicas Madeira

Mafalda Gonçalves preocupada com "falta de soluções" para resolver sujidade no mar dos Reis Magos

None

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz está preocupada com "a falta de soluções" da autarquia liderada por Filipe Sousa, para o recorrente problema da sujidade no mar dos Reis Magos, no Caniço.

Mafalda Gonçalves considera que "os inúmeros alertas levados a cabo pela população, pelo PS e por várias outras entidades deveriam já ter motivado a autarquia a agir na sua resolução".

A candidata do PS reforça a necessidade de apresentar uma solução para este problema de saúde pública que tem sido verificado de forma pontual e que resulta do funcionamento da ETAR localizada naquela zona.

“É urgente que a autarquia apresente esclarecimentos cabais e apresente uma solução definitiva para evitar que esta situação se repita. As descargas como as de hoje, colocam em causa o bem-estar e a saúde dos banhistas, além de prejudicarem a imagem de um postal turístico do concelho”.

A socialista recorda que o PS "por várias vezes alertou para a necessidade de resolver os problemas de funcionamento da ETAR dos Reis Magos, que se arrastam há décadas, sem uma solução à vista".

Para é fundamental avaliar as condições de funcionamento da mesma  e "garantir que os resíduos têm o devido tratamento antes de serem eliminados".

Mafalda Gonçalves lembra que a opção de prolongar o emissário submarino, que antes se localizava junto às escadas de acesso ao mar, "não foi a solução ideal", na medida em que "continua a estar perto da praia, fazendo com que os detritos sejam arrastados até junto da zona balnear".

Sublinha ainda a importância de tranquilizar a população e os visitantes relativamente à qualidade da Praia dos Reis Magos, bem como assegurar o cumprimento dos critérios para a ostentação da bandeira azul.

“A Praia dos Reis Magos é um ponto de referência no concelho e não pode ser tratada assim, cabendo à autarquia salvaguardar que tal não volta a acontecer”, insiste.