Eleições Autárquicas Madeira

CDU acusa Câmara do Funchal de mentir sobre problema dos sem-abrigo

None

A CDU realizou uma iniciativa política, nesta quinta feira, 2 de Setembro, no Funchal, mais concretamente na freguesia da Sé, onde alertou para o agravamento do problema das pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Funchal.

Nesta acção de campanha, que contou com a participação dos candidatos à Junta de Freguesia da Sé, Alberto Abreu, e de Edgar Silva, candidato à presidência da Câmara Municipal do Funchal (CMF), os comunistas acusaram o actual executivo de ter mentido, quando prometeu resolver o problema dos sem-Abrigo.

"No passado, a CMF alegou que não podia ficar indiferente a um problema social que caberia ao Governo Regional resolver. Mas, dada a urgência de resolução, a CMF comprometia-se a solucionar o problema dos sem-abrigo. Como a realidade o demonstra, aumentou o número de pessoas sem-abrigo", denuncia Edgar Silva.

O candidato da CDU à presidência Câmara Municipal do Funchal questionou também "que é feito do prometido Centro de Apoio ao Sem-Abrigo?", da  "prometida a cantina social?" ou "onde estão os impactos do projecto dos 'cacifos solidários' e os resultados alcançados pelas prometidas 'equipas técnicas de rua' no Funchal?". Perguntou ainda "os efeitos no protocolo 'Projecto Habitação Partilhada', o alegado projeto de integração social para pessoas Sem-Abrigo".

Foram prometidos equipamentos e apoios, foram prometidas 'equipas técnicas de rua' para intervenção continuada junto dos sem-abrigo, foi prometida uma acção conjunta de 'uma equipa médica, um psicólogo e uma assistente social', para além de outos operacionais. Depois das muitas promessas feitas pela actual vereação de maioria PS na CMF, depois do que foram as directrizes saídas da tão propalada 'Conferência Municipal sobre Estar em Situação de Sem-Abrigo', onde estão as soluções para o problema dos Sem-Abrigo”?.

Por seu turno, Alberto Abreu, disse que "a vida destas pessoas que estão na rua deve merecer uma profunda reflexão por parte dos governantes, que se limitam a lamentar a situação, mas não agem quando se trata de levar a solução para o terreno. Falava-se que esse flagelo ia ser debelado pelos compromissos assumidos pela Câmara, mas o que se vê é que aumentou o número de sem-Abrigo nas ruas, particularmente na freguesia da Sé, onde se concentram com maior incidência".

 Para a CDU, "a CMF, em vez de cuidar, abandonou os sem-abrigo" e "desleixou-se dos seus deveres de intervenção social".