Eleições Autárquicas Madeira

CNE manda Junta do Monte repetir reunião que escolhe membros das mesas de voto

Iniciativa Liberal e Chega foram impedidos de participar no encontro anterior

None

A reunião entre os partidos concorrentes às eleições no Monte via ter que ser repetida. Tudo porque foi impedida a participação da Iniciativa Liberal e do Chega no encontro já realizado, apoiando-se a Junta de Freguesia num aspecto técnico de prazos de credenciação dos delegados presentes.

A Iniciativa Liberal garante ao DIÁRIO que não participou por isso na reunião, não podendo assim indicar os seus nomes para as mesas de voto do Monte. Daí que tenha reclamado da decisão para a Comissão Nacional de Eleições que ordenou a repetição da reunião.

O regulador do processo eleitoral que tem a competência de assegurar a igualdade de tratamento dos cidadãos em todos os actos das operações eleitorais, refere que “a ser verdade que os representantes do Iniciativa Liberal e do Chega foram impedidos de participar na reunião de escolha dos membros de mesa na freguesia do Monte (Funchal), determina-se, no exercício do poder conferido pelo artigo 7.º da Lei da CNE, a repetição da reunião em causa, a convocar com a antecedência adequada, sem prejuízo do exercício do direito de reclamação pelo interessado perante o Presidente da Câmara”.

A presidente da Junta de Freguesia do Monte foi notificada, com conhecimento do presidente da Câmara Municipal do Funchal e o certo é que acaba de marcar nova reunião. Idalina Silva convocou os representantes das Candidaturas, devidamente credenciados, para a reunido de escolha dos membros das mesas das Assembleias de Voto, da Freguesia do Monte, que se realiza no dia 20 de Setembro, pelas 17h30m, na sede da Junta de Freguesia.

Na missiva, Idalina Silva tem o cuidado de informar que não podem ser designados membros de mesa de assembleia de voto: Os eleitores que não saibam ler e escrever português; para as funções de presidente e secretário, os que não possuam escolaridade obrigatória; os eleitores inelegíveis; os deputados; os membros do Governo; os membros dos Governos Regionais; os Representantes da República; os membros dos órgãos executivos das Autarquias Locais; os mandatários das candidaturas.