Eleições Autárquicas Madeira

Escola da Apel vista por Pedro Araújo como parceiro estratégico

O candidato da Coligação 'Funchal Sempre à Frente' para o Imaculado Coração de Maria reuniu-se com a direcção da escola

Foto DR
Foto DR

Uma incubadora de empresas deverá nascer nas Galerias Dom João caso o candidato da Coligação 'Funchal Sempre à Frente' vença as eleições.

Foi depois de um encontro com a direção da Escola da Apel que Pedro Araújo, candidato pela Coligação 'Funchal Sempre à Frente' para o Imaculado Coração de Maria apontou que este estabelecimento de ensino é um parceiro estratégico para a Junta de Freguesia.

Na ocasião, o candidato referiu que "a Escola da Apel, cujo trabalho desenvolvido ao longo de quatro décadas na freguesia fala por si, é um parceiro estratégico da Junta, tendo em vista a prossecução do trabalho que pretendemos desenvolver". Antigo aluno daquele estabelecimento de ensino, o candidato da Coligação 'Funchal Sempre à Frente' fez "um balanço extremamente positivo do encontro, que serviu para apresentar as propostas do 'Funchal Sempre à Frente' e também para escutar as expectativas da escola".

Pedro Araújo aproveitou o momento para apresentar o projecto da Comissão Social, um órgão que pretende juntar as entidades colectivas da freguesia com outras que possam contribuir positivamente em prol do desenvolvimento da freguesia. "Tal como todas as entidades até ao momento contactadas, a Apel manifestou total disponibilidade para integrar esta Comissão que trabalhará de forma articulada e em sinergia a favor das famílias do Imaculado, nos mais diversos níveis, desde a área social ao emprego, à habitação, à segurança, à educação, entre outros", explicou.

O facto de a Escola da Apel, pelo 14.º ano consecutivo, ostentar o galardão de eco-escolas, na sequência do trabalho desenvolvido em prol do ambiente e da sustentabilidade, levou o candidato a presidente da Junta de Freguesia a revelar que "é pretensão da Junta, a partir do dia 26 de setembro, iniciar um caminho a favor da causa ambiental, que nos permita também garantir o estatuto de ecofreguesia".

Entre os temas em cima da mesa na reunião com os dirigentes da Escola da Apel, Pedro Araújo destaca a proposta de criação da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, que o candidato quer concretizar com o apoio da Escola da Apel. "A Apel tem recursos físicos e humanos que podem contribuir para este projeto, que vai certamente constituir uma enorme mais valia para a vida dos nossos idosos", afirmou.

Para os mais jovens, Pedro Araújo apresentou o projecto da Assembleia de Freguesia Jovem, um órgão consultivo da Assembleia de Freguesia destinado a incentivar a uma maior participação e a uma cidadania activa dos jovens. "Também neste projecto da Assembleia de Freguesia Jovem contamos com a Escola da Apel, criando condições para que os jovens se sintam integrados e parte importante da solução para o futuro da freguesia", referiu Araújo.

Entretanto, Pedro Araújo deu ainda conta da sua proposta de criar uma incubadora de empresas nas Galerias Dom João, cujas lojas estão encerradas e por alugar há vários anos, tendo já iniciado contactos com os proprietários nesse sentido. "Enquanto entidade formadora de excelência, a Apel poderá apresentar soluções de formação que valorizem este projecto, que pretende criar emprego, atrair investimento e dar uma nova dinâmica social à freguesia", afirmou o candidato.

A concluir, Pedro Araújo referiu que "ouviu também atentamente as expectativas da Apel, uma entidade que se tem afirmado pela excelência e que apresenta sempre desafios aliciantes que merecerão toda a nossa atenção".