Madeira

Economia regional continuou a acelerar em Junho do corrente ano

Dados divulgados há pouco pela Direcção Regional de Estatística da Madeira

None

O Indicador Regional de Actividade Económica (IRAE) indicia que, no passado mês de Junho, a actividade económica regional manteve a tendência de aceleração do crescimento económico já evidenciada no mês anterior.

A informação disponibilizada há pouco pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) recorda que no mês homólogo, a economia estava fortemente condicionada pelas medidas restritivas de combate à pandemia.

Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em Outubro de 2017, o objectivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direcção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis, esclarece a entidade.