Madeira

Mercado do Estreito representa Madeira no projecto 'MERCAMARKT'

None

A I Missão de Cooperação no âmbito do projecto 'MERCAMARKT' teve lugar nos dias 5 e 6 de Setembro, em Teguise (Lanzarote), contando com a presença física (e/ou via streaming) dos parceiros portugueses, canários e cabo-verdianos. A ACIF-CCIM e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos são as entidades parceiras neste projecto, representando a Madeira com o Mercado do Estreito de Câmara de Lobos.

O primeiro dia foi repleto de visitas, iniciando-se com o "Mercadillo de la Villa de Teguise". Aqui, os participantes foram divididos em três equipas, Consumidores, profissionais e turistas, com o objectivo de analisar o 'mercadillo' em cada uma das perspectivas. 

Seguiu-se a ida à Casa da Cultura, onde foi apresentado o artesanato tradicional de Teguise 'La Roseta'. A Quinta Ecológica Machinda e a Fábrica de Queijo El Faro encerraram as visitas agendadas.

O 'I Seminário Transnacional MERCAMARKT' teve lugar no dia seguinte, a 6 de Setembro. Foram apresentados os mercados agrícolas e artesanais de cada um dos parceiros, entre os quais o Mercado do Estreito.

Seguiu-se um debate sobre a agricultura e artesanato em Teguise. O 'Workshop Técnico MERCAMARKT' permitiu ainda a preparação dos inquéritos a realizar aos mercados.

Ficou ainda definida realização de mais três encontros, a acontecer "brevemente" em Portugal, Cabo Verde e em Canárias.

O projecto 'MERCAMARKT' integra o programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, cujo principal objectivo é melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais na área de cooperação MAC.