Coronavírus Mundo

Macau detectou vírus em oito amostras ambientais após desinfecção de locais

None

As autoridades de Macau detetaram a presença do novo coronavírus em oito amostras ambientais recolhidas após a desinfeção dos locais onde estiveram as quatro pessoas infetadas com a variante Delta, que levaram à realização de testes em massa.

As amostras foram recolhidas em casa e "nos locais de trabalho e instalações usadas por cada doente", incluindo em "supermercados, restaurantes e bibliotecas", explicaram os Serviços de Saúde do território, em comunicado.

"Em 100 amostras recolhidas, 8 (oito) foram positivas para a covid-19", informaram, precisando que a recolha foi feita "após realizar a limpeza e desinfeção dos locais" onde estiveram as pessoas infetadas.

Vestígios do vírus foram encontrados "no veículo profissional que era conduzido pelo doente do sexo masculino", um trabalhador do setor da saúde, e "na lancheira que estava colocada num pequeno frigorífico do seu local de trabalho", pode ler-se na nota.

Os locais foram "novamente limpos e desinfetados" e as pessoas que tiveram acesso a estes "foram submetidos a quarentena", acrescentaram.

Os Serviços de Saúde informaram ainda que realizaram "novos testes", para "certificar que as amostras ambientais são negativas", antes de estes espaços serem reabertos.

Na passada terça-feira, quatro casos da variante Delta do novo coronavírus detetados numa família residente em Macau levaram o Governo a decretar o "estado de emergência imediata" e a realização de testes à covid-19 para toda a população, com início na quarta-feira, durante três dias.

Negativos resultados de teste a toda a população de Macau

As autoridades de Macau anunciaram hoje que todos os testes à covid-19 deram negativo em toda a população do território, na sequência da testagem massiva realizada em três dias.

Os mais de 716 mil testes realizados na sequência da testagem em massa foram negativos.

Em conferência de imprensa sobre a situação da pandemia, os responsáveis informaram que, até às 16:00 de hoje (08:00 em Lisboa), havia 4.153 pessoas "que ainda não concluíram o teste", por problemas de saúde ou outras dificuldades, e que conseguiram contactar "cerca de metade dos casos".

Pelo menos 55 pessoas recusaram ser testadas, mesmo após o contacto dos serviços de saúde, alegando "que o teste não tinha qualquer utilidade" ou que "devia ser voluntário"

Nestes casos, a polícia do território vai acompanhá-las para realizarem o teste, e, em caso de nova recusa, poderão ser sujeitas a quarentena obrigatória, informaram.

Desde o início da pandemia, Macau diagnosticou 63 casos, dos quais 58 são importados e cinco relacionados com casos importados. Já tiveram alta 57 pessoas e não há registo de qualquer infeção entre os profissionais de saúde.

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.287.427 mortos em todo o mundo, entre mais de 202,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o último balanço da France-Press com base em dados oficiais.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.