Coronavírus Madeira

Madeira acompanha o resto do País e passa a risco elevado

Em causa a 'avaliação' feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças no que respeita ao impacto da covid-19

None

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) passou a Madeira para a lista 'vermelha' dos países e regiões da Europa no que diz respeito à covid-19. 

Significa isto que, a Madeira passa a integrar a lista de regiões europeias onde a taxa cumulativa de notificação de novos casos de infecção nos últimos 14 dias é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes, já que a taxa de positividade dos testes é inferior a 4%.

Em causa a actualização semanal feita por aquele organismo europeu que, entre outros objectivos, serve como auxiliar nas restrições impostas às viagens na União Europeia (UE). 

Há já algumas semanas que a Madeira se vinha mantendo no patamar 'laranja', reflectindo o aumento de novos casos se têm verificado na Região. A nova avaliação feita pelo ECDC refere-se à quinzena de 9 a 22 de Agosto, período, por exemplo, que se revelou mais crítico para a situação pandémica regional, com particular atenção para os aumento de casos no Porto Santo. 

A Madeira era o único território de Portugal que não estava no segundo patamar mais grave da classificação seguida pelo ECDC.