Cuidado com a banha de cobra

A Câmara Municipal do Funchal é diferente de todas as outras câmaras da Região. Não paga a água à entidade que a fornece, que é a Águas e Resíduos da Madeira (ARM), pela razão de discordar do aumento de 22% desse mesmo serviço.

Para além de não pagar ameaça aumentar a fatura da água dos funchalenses nesses mesmos 22%.

Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, os municípios da costa norte, Este e o Porto Santo, não só pagam o serviço prestado, como não alteram o tarifário da água.

A água é um bem escasso, requer investimento nas redes, no tratamento, na manutenção, sobretudo para minimizar perdas. É desta forma que a câmara do Funchal trata um bem essencial à vida de todos?

Li o panfleto que a câmara imprimiu no verso da fatura da água e li a comunicação da ARM, também ela enviada por correio. Fiquei a saber que a câmara tem uma receita anual de 80 milhões de euros com as faturas de água. Esse valor representa MAIS DE 30% do valor anual do serviço prestado pela ARM.

É, só por si, vergonhoso deixar no ar a ameaça de aumento da água junto do consumidor final, caso, como defende a própria autarquia, os tribunais continuem a dar razão à ARM. Como se não bastasse, a coisa ainda fica pior já que as receitas são mais do que suficientes para pagar o fornecedor ARM, não aumentar custos ao consumidor e ainda investir na recuperação das redes de abastecimento.

Isto era o que a Câmara do Funchal deveria fazer se entendesse prestar um bom serviço à cidade e aos munícipes.

Jesus Camacho