Eleições Autárquicas 5 Sentidos

Confiança destaca importância de preservar acervo etnográfico do Funchal

Candidatura liderada por Miguel Gouveia visitou o Núcleo Museológico de Arte Popular
Candidatura liderada por Miguel Gouveia visitou o Núcleo Museológico de Arte Popular

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal (CMF) visitou o Núcleo Museológico de Arte Popular, património do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, na freguesia de Santa Maria Maior.

Na ocasião, a candidata à vereação, Micaela Camacho, destacou o "apoio anual que a CMF tem atribuído a este grupo, com vista à manutenção do acervo do Núcleo Museológico de Arte Popular".

Este trabalho de preservação é do maior interesse para a cidade (...) Este espaço museológico é um lugar de memória que projecta na contemporaneidade o nosso património material e imaterial. É nesta senda que a Coligação Confiança quer continuar a contribuir para a preservação e divulgação daquela que é a nossa cultura etnográfica. Isso passa pela promoção de trabalhos de investigação e pela sua divulgação, incluindo junto do público escolar, bem como pelo apoio a eventos, entre outros, de maneira a que este legado fique para as próximas gerações.

O candidato à presidência da CMF, Miguel Silva Gouveia, e a restante equipa candidata à vereação foram recebidos pelo presidente do Grupo, Danilo Fernandes.

O espaço museológico em causa foi constituído em 2007 para mostrar o que é a arte popular madeirense, não só através das peças, como de uma extensa documentação recolhida e investigada desde a década de 1990, e que resultou em vários cadernos disponíveis ao público. O Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova foi fundado, por sua vez, em 1965, sendo uma instituição de utilidade pública com estatuto de superior interesse cultural.