Desporto

FC Porto pressionado a vencer Marítimo para não deixar fugir rivais

Foto Hélder Santos/Aspress
Foto Hélder Santos/Aspress

Benfica e Sporting continuam a fazer o 'pleno', à terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, que poderá ter uma liderança a três no domingo, se o FC Porto vencer no Funchal o Marítimo.

O campeão Sporting bateu em casa o Belenenses SAD por 2-0, com um golo em cada parte, enquanto o Benfica chega a sexta vitória, contabilizando todas as frentes, com o 2-0 de hoje em Barcelos, ao Gil Vicente, um resultado que só se fez na reta final da partida. O primeiro tento 'encarnado' surgiu apenas aos 84 minutos, por Lucas Veríssimo, e o segundo quatro minutos depois, num grande golo de Grimaldo, com um remate espetacular de fora da área, a confirmar os três pontos.

A três dias de um jogo determinante, a segunda mão do 'play-off' da Liga dos Campeões, em casa do PSV Eindhoven, nos Países Baixos, que pode ditar o acesso à fase de grupos da prova 'milionária', a equipa de Jorge Jesus deu uma boa resposta, apesar das muitas alterações feitas pelo treinador, mas só perto do fim conseguiu desbloquear a defensiva minhota. Sinal da importância desse jogo, Jorge Jesus mudou mais de meia equipa em relação ao último 'onze' que venceu, na quarta-feira, o PSV Eindhoven (2-1), na primeira mão. O treinador benfiquista manteve apenas o setor defensivo e o ponta de lança Yaremchuk, alterando tudo o resto e dando a titularidade a Gilberto, Gil Dias, Meité, Taarabt, Everton e Gonçalo Ramos (descansaram Diogo Gonçalves, João Mário, Weigl, Grimaldo, Pizzi e Rafa).

Em Alvalade, Gonçalo Inácio e João Palhinha marcaram os golos com que o Sporting venceu o Belenenses SAD. O jovem central do Sporting inaugurou o marcador logo aos sete minutos, após assistência de Rúben Vinagre, e João Palhinha fez o resultado final logo no recomeço após o intervalo, aos 48. O Sporting esteve sempre no comando do jogo, o Belenenses SAD nunca ameaçou o golo e menos ainda a vitória, com Rúben Amorim a aproveitar para refrescar a equipa, fazendo entrar Porro, Nuno Mendes e Jovane Cabral. Até ao fim, o Sporting continuou a somar pontos na estatística da posse de bola e a desperdiçar algumas boas possibilidades de golear, com Pote a protagonizar a última, já com o Belenenses SAD reduzido a 10, após a expulsão de Taira, nos minutos finais.

Na sexta-feira já se tinha jogado para o campeonato, com a vitória do Sporting de Braga em Moreira de Cónegos, por 3-2, enquanto o Arouca recebeu e venceu o Famalicão, por 2-1.

Quando ainda faltam jogar-se cinco jogos, entre domingo e segunda-feira, o comando da prova reduziu-se para Sporting e Benfica, momentaneamente. FC Porto (com um jogo a menos), Sporting de Braga e Gil Vicente são os clubes que se seguem, com seis pontos cada.