Coronavírus Madeira

AICT-Porto Santo apela à testagem de funcionários de bares e restaurantes

None
Foto Aspress

Na sequência do surto de covid-19 que motivou o encerramento de um bar no Porto Santo, esta sexta-feira, a AICTPS - Associação de Indústria, Comércio, e Turismo do Porto Santo veio hoje lançar um apelo a todos os funcionários de bares e restaurantes da Ilha Dourada.

"Após reunião com a direcção do Centro de saúde do Porto Santo ficou decidido o apelo ao teste PCR a todos os funcionários dos bares e restaurantes, mesmo que estejam em regime de part-time. Não é obrigatório mas para o bem de toda a comunidade, recomenda-se que seja feito", refere a publicação partilhada pela entidade na sua página oficial de Facebook.

Aos interessado em realizar o referido teste basta enviar um e-mail para [email protected], com os seguintes dados: nome do funcionário, data de nascimento e contato telefónico.

Conforme esclareceu o delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia (e ao contrário do que havia sido inicialmente noticiado) não houve uma ordem directa para o encerramento do conhecido bar Taskaki, tendo o espaço fechado porque não havia funcionários suficientes para trabalhar (dado que praticamente todos os funcionário se encontram em isolamento por terem contactado com os casos positivos).

Apesar de a Polícia de Segurança Pública ter encerrado o bar, no final da tarde de quinta-feira, foi certificar-se de que o Taskaki estava fechado a pedido da adjunta delegado de saúde do Porto Santo, Paula Jardino.

Entretanto, todos os funcionários do referido espaço já foram testados à covid-19, com recurso a teste PCR, estando agora a aguardar pelos resultados das análises que foram enviadas para o laboratório do SESARAM e que demoram, em média, 24 horas.

Rogério Correia esclarece acontecimentos em bar do Porto Santo

Taskaki mantém-se encerrado devido ao isolamento dos funcionários após contactos com casos positivos

O secretário da Saúde da Madeira afirmou hoje que a situação da covid-19 no Porto Santo entrou numa "fase de maior contenção", porque muitos dos jovens que ali foram passar férias e protagonizaram episódios de incumprimento das medidas preventivas da propagação do novo coronavírus, inclusive com aglomerados, já deixaram a ilha.

"O Porto Santo, neste momento, aparentemente, inicia uma fase de maior contenção", declarou Pedro Ramos aos jornalistas, à margem da sessão solene comemorativa do Dia da Cidade do Funchal, que assinala hoje 513 anos.

"Porto Santo inicia fase de maior contenção"

É o balanço do secretário regional da Saúde sobre a situação pandémica na Ilha Dourada. Pedro Ramos deixa ainda um apelo aos jovens contactos não

Pedro Ramos realçou que ainda existem "alguns contactos daqueles que foram positivos que estão a ser acompanhados, mas que já estão isolados", sendo expectável que "nos próximos 15 dias a situação continue a diminuir".

O governante lembrou também que a unidade hoteleira dedicada ao isolamento no Porto Santo, o Ilha Dourada, está "praticamente lotado".

"Os próximos que vierem a positivar porque estão a ser sinalizados, ficarão instalados no Pavilhão Multiúsos", que está sem ocupantes e foi preparado em 24 horas com capacidade para acolher 50 pessoas, referiu.

"Esperamos que a situação fique controlada, que o número de casos continue a diminuir, e vamos acompanhar esta situação", vincou, explicando que "algumas dezenas de contactos positivos que estão a ser seguidos estão a fazer repetição dos testes nas datas anunciadas pela autoridade regional de saúde e autoridade local de saúde".

O também médico destacou que agora é necessário ter cuidados com aqueles que, apesar de terem tido teste negativo, abandonaram o Porto Santo e foram para a Madeira.

"Apelo à maior compreensão aos jovens da nossa terra para que aqueles que sabem que contactaram com positivos, mas não deram o nome à autoridade regional de saúde, unidade de emergência de saúde pública o façam, porque continuam a necessitar de ser seguidos", declarou.

Pedro Ramos vincou que só com este tipo de medidas é possível "controlar estas novas cadeias que se estabeleceram durante a última semana ou 15 dias na ilha do Porto Santo" e evitar que tenham continuidade na ilha da Madeira.

Segundo o último balanço das autoridades de saúde, o Porto Santo contabiliza 81 casos activos de covid-19.