Mundo

Bombeiros tentam impedir que fogo atinja cidade no norte da Califórnia

None

O vento continua a dificultar o trabalho dos bombeiros para impedir que o maior incêndio florestal dos Estados Unidos atinja uma cidade a norte da Califórnia que poderá ter de ser evacuada.

O incêndio 'Dixie Fire' foi empurrado pelo vento até cerca de 12,8 quilómetros de Susanville, com cerca de 18 mil habitantes, onde vários meios e operacionais foram posicionados e os residentes colocados em prevenção para serem retirados das suas casas, revelou na terça-feira o responsável de operações, Mark Brunton.

"Não estão livres de perigo e as próximas 24 horas são cruciais para observar o comportamento do fogo", explicou, citado pela agência AP.

Este é o maior incêndio florestal dos cerca de cem que estão ativos em mais de uma dúzia de Estados ocidentais norte-americanos, alimentados pelas secas históricas e semanas de altas temperaturas e clima seco que deixaram árvores e arbustos altamente inflamáveis.

Por outro lado, a sudoeste da Califórnia, um incêndio de menor dimensão, o 'Caldor Fire', atravessou a localidade de Grizzly Flats, com cerca de 1.200 habitantes.

Foram poucas as casas que se mantiveram intactas em Grizzly Flats, algumas reduzidas a cinzas e metal retorcido. As ruas ficaram cheias de cabos de energia e postes caídos. Um posto de correios e uma escola primária também foram destruídos.

A leste, incêndios pontuais surgiram nas proximidades da pequena comunidade de Janesville, que já tinha sido evacuada e onde algumas estruturas foram consumidas pelas chamas, segundo mostraram imagens captadas pela AP.

Os bombeiros conseguiram, no entanto, controlar o fogo em quase toda a cidade, acrescentou Brunton.

O Dixie Fire já queimou mais de 2.434 quilómetros quadrados no norte de Sierra Nevada e no sul de Cascades.

Desde que teve início em 13 de julho, já se fundiu com um incêndio de menores dimensões e está com menos de um terço dominado.

As investigações sobre a origem continuam, mas a empresa de fornecimento de energia PG&E já notificou os reguladores de serviços públicos que os incêndios podem ter sido causados por árvores que caíram nas suas linhas de energia.

O fogo começou perto da cidade de Paradise, devastada por um incêndio florestal em 2018 que teve início em equipamentos da PG&E e que causou a morte a 85 pessoas.

Até ao momento, a contabilização dos danos aponta para mais de 1.100 infraestruturas destruídas, incluindo 630 casas.

Mais de 16 mil estruturas continuam a estar ameaçadas e várias ordens de evacuação estão em vigor.