Desporto

Benfica tenta ganhar vantagem no 'play off' diante do PSV Eindhoven

None

O Benfica procura na quarta-feira colocar-se em vantagem frente ao PSV Eindhoven no 'play off' da Liga dos Campeões e evitar novo 'desastre' financeiro e desportivo, depois de falhar o acesso na última época.

Após ultrapassar o Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, na terceira pré-eliminatória, com duas vitórias por 2-0, o Benfica tem novas dificuldades pelo caminho, diante de um adversário capaz de colocar problemas maiores.

Para se juntar ao campeão Sporting e ao vice-campeão FC Porto na fase de grupos, as 'águias' estão obrigadas a eliminar o PSV, com a equipa holandesa a preparar-se para o seu quinto jogo de 'Champions', depois de ter entrado na segunda pré-eliminatória.

A equipa de Eindhoven tem maior 'rodagem' neste início de época, em que afastou na Liga dos Campeões os turcos do Galatasaray, com vitórias por 5-1 em casa e 2-1 fora, e os dinamarqueses do Midtjylland, também a vencer em casa (3-0) e fora (1-0).

Em outros jogos, a equipa treinada pelo alemão Roger Schmidt, e que tem visto Mario Gotze brilhar -- com golos importantes neste arranque de época -, conquistou a Supertaça, ao golear o campeão Ajax (4-0), e já no arranque do campeonato bateu no sábado o Heracles (2-0).

O técnico do PSV apenas deu minutos na segunda parte a Goztke, a Cody Gakpo ou a Eran Zahavi, habituais opções na frente, e teve o internacional português Bruma a titular, com o extremo a marcar o golo inaugural, o seu segundo da época.

No 'play off', prevê-se um duelo equilibrado, à semelhança do que têm sido as eliminatórias entre os dois clubes ao longo da história, embora os holandeses tenham a alegria de vencer uma Taça dos Campeões Europeus à 'custa' do Benfica, na final de Estugarda, de 1988, decidida nas grandes penalidades (0-0, 6-5).

No jogo de quarta-feira, existe a dúvida se Jorge Jesus manterá o quarteto defensivo utilizado diante do Arouca -- e não a opção por três centrais -, quando apostou em Morato, em detrimento de Lucas Veríssimo, ao lado de Otamendi, num momento em que não pode contar com Vertonghen, lesionado.

Na frente, é provável que mantenha o internacional ucraniano Roman Yaremchuk, depois de uma boa exibição do avançado no jogo da I Liga -- com um golo e uma assistência -, pese embora a boa resposta de Gonçalo Ramos nos primeiros jogos.

Com o embate entre PSV e Benfica, arbitrado pelo alemão Félix Brych, como um dos jogos 'cartaz' do 'play-off', destaque ainda para a receção do Mónaco, de Gelson Martins, aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

O 'play off' completa-se com os jogos Sheriff-Dínamo Zagreb, Salzburgo-Brondby, Young Boys-Ferecváros e Malmo-Ludogorets, numa eliminatória com a primeira mão a disputar-se entre 17 e 18 de agosto, e a segunda entre 24 e 25.