Coronavírus Mundo

China detecta 81 novos casos

None

A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 81 casos de covid-19, dos quais 61 por contágio local, a maioria diagnosticados na província de Jiangsu, de onde o atual surto é originário.

Jiangsu, no leste do país, onde começou o atual surto que, entretanto, se alastrou a outras regiões, diagnosticou 38 casos.

Os restantes casos locais foram detetados nas províncias de Hubei (dez) Henan (três), Hunan (sete), Yunnan (três), indicou a Comissão de Saúde da China.

A mesma fonte contabilizou ainda 20 casos positivos diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan (sudoeste), Guangxi (sul), Fujian (sudeste) e Sichuan (centro).

As autoridades de saúde também diagnosticaram 38 novas infeções assintomáticas (onze por contágio local e as restantes "importadas"), embora Pequim não as conte como casos confirmados, a menos que manifestem sintomas.

A Comissão de Saúde da China indicou que 34 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 1.836, incluindo 60 em estado grave.

O país somou 94.161 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.314.196 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,9 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.514 pessoas e foram registados 993.241 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.