Madeira

Primeiro cheque da 'bazuca' vem para a Madeira

Notícia avançada pelo Expresso foi confirmada por fonte oficial do gabinete do ministro do planeamento, Nelson de Souza

None

O primeiro cheque que Portugal recebe da 'bazuca' vem para a Madeira. São 5,4 milhões de euros que chegam ao arquipélago através do instrumento de recuperação desenhado em Bruxelas.

A notícia é avançada pelo Expresso e foi confirmado ao semanário por fonte oficial do gabinete do ministro do planeamento, Nelson de Souza.

"Trata-se do montante correspondente ao pré-financiamento REACT-EU (inicial mais anual) da parcela de fundo europeu de desenvolvimento regional (FEDER) do programa operacional Madeira", esclarece o Expresso depois de contactar o gabinete do ministro. Tudo isto quer dizer que os primeiros cheques ainda não se referem propriamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) delineado pelo Governo Regional.

PRR não significa ajuda imediata às empresas de turismo da Madeira

Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, falou por videoconferência nas jornadas parlamentares do PS-Madeira

Para que se tenha uma ideia, estão a ser investidos, na Madeira, 64 milhões de euros do REACT-EU para facilitar a recuperação, apoiando a manutenção de postos de trabalho e a criação de emprego para os desempregados e os jovens, isto sem esquecer os investimentos no sistema de saúde.