Comunidades País

Berta Nunes está de visita aos Estados Unidos da América

None

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) iniciou, ontem, uma visita de oito dias aos Estados Unidos da América, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, onde reunir-se-á com a Diáspora naquele país, estimada em cerca de 1 milhão e 360 mil portugueses e lusodescendentes.

Nesta visita, Berta Nunes manterá encontros com alguns dos 159 luso-eleitos naquele país, com Conselheiros das Comunidades Portuguesas, empresários e dirigentes associativos, entre os quais se destacam representantes da PALCUS - Portuguese-American Leadership Council of the United States, bem como com membros dos conselhos consultivos dos diversos postos consulares.

A viagem incluirá os estados de Nova Jérsia, Rhode Island, Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque e Flórida e será marcada por várias cerimónias de içar da bandeira portuguesa para assinalar o dia nacional, em que participarão as respetivas autoridades.

Ontem, no primeiro dia da visita, a secretária de Estado das Comunidades visitou o Consulado-Geral de Portugal em Newark, acompanhada pelo Cônsul-Geral Pedro Monteiro. Na mesma cidade, a SECP visitou a empresa de construção Concrete Systems Inc, que pertence a emigrantes portugueses e tem como CEO Tony Pereira, e o jornal Luso-americano, o mais antigo jornal da comunidade portuguesa nos EUA, fundado em 1928, com pontos de venda por quase todo o país. A visita foi conduzida pelo chefe de redação Luís Pires.

Junto ao monumento dedicado aos emigrantes em Newark, Berta Nunes conheceu o seu escultor, Camilo Satiro. Esta é uma iniciativa do vereador e luso-eleito Augusto Amador. Entre os vários representados na escultura surge Bernardino Coutinho, que iniciou as comemorações do Dia de Portugal em Newark nos anos 1980, festa que habitualmente reúne milhares de pessoas nas ruas daquela cidade.

Em Elizabeth, Berta Nunes almoçou com luso-eleitos e visitou a Escola comunitária Amadeu Correia, onde foi recebida por um grupo de alunos e ofereceu à biblioteca um conjunto de livros infantojuvenis escolhidos pelo Instituto de Camões.  

Na cerimónia do içar da bandeira por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em que participaram o Mayor Chris Bollwage, o Senador estadual Joseph Cryan e os luso-eleitos Manny Grove, vereador-geral, e o Freeholder do Union County Sérgio Granados, a SECP dirigiu-se à comunidade portuguesa naquela cidade e cumprimentou as autoridades locais, assinalando a notável integração da comunidade.

No Portuguese Instructive Social Club, a SECP conheceu o local destinado à realização de testes à COVID-19, uma iniciativa do clube dirigida à população daquela cidade para reduzir os tempos de espera na testagem, e jantou com membros da comunidade, em particular, do clube, que em 2022 fará cem anos.

Berta Nunes, hoje, estará em Boston, onde visita o Consulado Geral de Portugal e mantem diversos encontros com a comunidade portuguesa em Newport, Providence e Fall River, mas é em Newport que a secretária de Estados das Comunidades  entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas ao Mayor de East Providence, Roberto Luis Dasilva e atribui a Placa de Honra da Medalha de Mérito ao Clube Juventude Lusitana, por ocasião do seu centenário.