Madeira

Rastreio do Cancro Mama arranca amanhã no concelho da Calheta

None

A 8.ª volta do Rastreio do Cancro Mama no concelho da Calheta arranca esta segunda-feira, 6 de Dezembro. A iniciativa está prevista terminar entre a última quinzena de Março e a primeira quinzena de Abril de 2022. 

Como habitual, a Unidade Móvel ficará instalada junto ao Centro de Saúde dos Prazeres. 

O Rastreio do Cancro da Mama da Região é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem factores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. Serão convocadas para este reestreio aproximadamente 2.332 utentes residentes no concelho.

As utentes serão convocadas por ordem alfabética, através de um postal convite / convocatória, com indicação do dia, hora e local onde irão realizar a sua mamografia de rastreio.

Programa 

  • Calheta - Entre a primeira quinzena de Dezembro de 2021 e a primeira quinzena de Janeiro de 2022;
  • Arco da Calheta - Entre a primeira quinzena de Janeiro e primeira quinzena de Fevereiro de 2022;
  • Estreito da Calheta - Durante o mês de Fevereiro de 2022;
  • Fajã da Ovelha - Entre a última quinzena de Fevereiro e a primeira quinzena de Março de 2022;
  • Jardim do Mar - Primeira quinzena de Março de 2022;
  • Prazeres - Primeira quinzena de Março de 2022;
  • Paul do Mar - Durante o mês de Março de 2022;
  • Ponta do Pargo – Entre a última quinzena de Março e a primeira quinzena de Abril de 2022;

A Mamografia de Rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, sem factores de risco familiar relevante e a Mamografia de Diagnóstico destina-se a mulheres sintomáticas, onde a mamografia será complementada por inspecção, palpação e muitas vezes também por ecografia mamária. As mulheres com risco familiar devem ter vigilância personalizada.

No contexto actual de vacinação covid-19, e, pela possibilidade de adenopatias reactivas que colocam problemas de diagnóstico diferencial com adenopatias malignas, na ausência de sinais de suspeição de malignidade mamária, sensibilizamos para o adiamento da mamografia de rastreio em cerca de seis semanas (após a segunda dose da vacina da Pfizer e da primeira dose da vacina AstraZeneca). As utentes serão novamente convidadas a participar, solicitando que entrem em contacto connosco para qualquer esclarecimento.