Madeira

Rastreio é essencial para detecção precoce do cancro da próstata

Deputada do Grupo Parlamentar do PSD participou na 'Corrida dos Homens' que aconteceu ontem

None

A deputada do PSD  e médica, Conceição Pereira, participou, ontem, na 'Corrida dos Homens', uma iniciativa promovida pelo  Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com o Serviço de Urologia do SESARAM e a Associação de Atletismo da Madeira.

Nessa ocasição, a parlamentar social-democrata lembrou a importância da prevenção do cancro, nomeadamente do cancro da próstata, ao qual foi dedicado o mês passado, denominado, por isso, de ‘Novembro Azul’.

Conceição Pereira sublinhou que “o cancro da Próstata é uma doença silenciosa e assintomática”, pelo que o “aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada”. Nesse sentido, realçou, é essencial detectá-lo numa fase precoce.

“Estima-se que, na Madeira, a doença atinja, anualmente e em média, 136 novos casos por 100 mil habitantes”, disse, apontando que, “com o aumento da esperança de vida e da melhoria dos cuidados de saúde, a incidência tem vindo a aumentar”, sendo a taxa de cura na ordem dos 85 por cento, quando diagnosticado precocemente.

Nos casos em que há historial na família, afirmou a deputada, o rastreio deve ser iniciado entre os 40 e os 45 anos, sendo a partir dos 50 anos na restante população masculina. Além disso, referiu a importância do exercício físico, de uma alimentação saudável, sobretudo rica em frutos, leguminosas, cereais e com redução das gorduras, e a diminuição do consumo de álcool, para atenuar o risco de cancro.