Madeira

Imaculado já trabalha na ‘Bolsa de Voluntariado’

None

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria está já a trabalhar no projecto de regulamento para a ‘Bolsa de Voluntariado’, que será apreciado, discutido e votado na próxima reunião do executivo liderado por Pedro Araújo.

O anúncio foi feito este domingo, 5 de Dezembro, dia em que o serviço voluntário é incentivado e valorizado em todo mundo, através do Dia Internacional do Voluntário.

A criação de uma ‘Bolsa de Voluntariado’ foi um dos importantes compromissos na área social e da cidadania activa assumidos durante a campanha eleitoral pela coligação 'Funchal Sempre à Frente'. Após a deliberação em reunião de Junta e antes de ser ratificado na Assembleia de Freguesia, o projecto de regulamento será submetido a consulta pública durante um período de até 30 dias para recolha de sugestões, em conformidade com o artigo 101.º do Código do Processo Administrativo.

“Propõe-se assim a freguesia do Imaculado Coração de Maria criar um instrumento que enquadre a actuação dos voluntários que, colaborando com a Junta de Freguesia, intervenham em actividades de interesse social e comunitário”, é referido no preâmbulo do projecto. O documento a aprovar na reunião de Junta realça que “o voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo”.

Quanto ao Dia Internacional do Voluntário, que se assinala anualmente a 5 de Dezembro, foi proclamado em 1985 pelas Nações Unidas, que pretende desta forma enaltecer e fomentar o voluntariado. Em Portugal, e não obstante o aumento quer ao nível das organizações que promovem o voluntariado como ao nível da quantidade de voluntários existentes, o número é inferior à média europeia.