Madeira

PCP considera "lamentável a redução brutal nas verbas destinadas ao funcionamento do SESARAM" para 2022

None

O PCP desenvolveu esta sexta-feira, 3 de Dezembro, uma acção de contacto com a população junto do Hospital Dr. Nélio Mendonça com o objectivo de abordar a redução de verbas inscritas na proposta de Orçamento da Região para 2022 para garantir o funcionamento do Serviço Regional de Saúde.

Na ocasião, o deputado Ricardo Lume considerou "lamentável a redução brutal nas verbas destinadas ao funcionamento do SESARAM", dando conta que o valor destinado ao serviço regional de saúde para 2022 é inferior ao de 2021, "em 36 milhões de euros".

A opção do Governo Regional PSD/CDS passa por empurrar os madeirenses para o negócio da doença com gastos elevados para as famílias, mas também para o erário público, pois a contratualização com empresas privadas da área da saúde para desempenhar valências que deveriam ser feitas no serviço público, como por exemplo exames de diagnóstico ou tratamentos oncológicos, são opções que a médio prazo sai muito mais caro aos 'cofres da Região'. Na área da saúde no que concerne às despesas por classificação funcional de 2021 para 2022 está prevista uma redução de verbas na ordem dos 104 milhões de euros.

O PCP entende que a proposta de orçamento demonstra as opções do Governo Regional, em particular na área da saúde, "onde os interesses dos grupos privados do negócio da doença sobrepõem-se ao direito à saúde e ao reforço do Serviço Regional de Saúde".