Madeira

Rui Abreu enaltece e reforça proximidade entre Açores e Madeira

None

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, enalteceu e reforçou a importância da proximidade da Madeira e dos Açores durante uma reunião que manteve, esta terça-feira, 30 de Novembro, com o presidente e o vice-presidente da Casa da Madeira nos Açores, Duarte Chaves e Cláudio Alves.

A importância das duas Regiões para o País também foi um tema que esteve sobre a mesa. "Os dois arquipélagos irmãos têm uma dupla importância para Portugal. Por um lado, conferem a Portugal uma dimensão Atlântica que não seria possível sem as ilhas. Por outro lado, através da Diáspora madeirense e açoriana espalhada pelo mundo, confere ao país uma grandeza em termos de representatividade da Portugalidade no mundo.”

O governante madeirense entente que “um país que tem ilhas como as da Madeira e dos Açores, é um país afortunado”, o que “permite a Portugal uma posição geopolítica mais preponderante num mundo globalizado.”

Neste sentido, há uma proximidade natural entre as duas regiões. Daí a manutenção do apoio à Casa da Madeira nos Açores por parte do Governo Regional da Madeira. “Podem contar com o Governo Regional. Vamos continuar a apoiar as casas da Madeira, e é claro a Casa da Madeira nos Açores, dentro das nossas possibilidades. A promoção da nossa Região bem como a divulgação da cultura e das tradições da nossa Terra é um contributo importante para o fortalecimento da 'Madeirensidade' em qualquer região do mundo”, disse.

Rui Abreu lembrou a importância da Casa da Madeira nos Açores, não só como um veículo promocional das tradições, dos costumes e da cultura madeirenses no arquipélago açoriano, mas também de apoio aos madeirenses que escolheram as ilhas açorianas para residir.