Madeira

Dores Aresta será Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada

None

O actual Comandante Operacional da Madeira, contra-almirante João Dores Aresta, será o 'número dois' do almirante Henrique Gouveia e Melo, empossado recentemente como Chefe de Estado-Maior da Armada.

Segundo apurou o DIÁRIO, Dores Aresta, que acaba de completar 60 anos, será promovido a vice-almirante e assumirá o posto de Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada.

A escolha de Henrique Gouveia e Melo recaiu num militar com uma carreira operacional que inclui missões ao serviço da NATO.

João Dores Aresta chegou à Região em Outubro de 2019, para assumir o Comando Operacional da Madeira que, pela primeira vez, deixou de ser acumulado pelo comandante da Zona Militar da Madeira. Também pela primeira vez, o posto mais importante da estrutura militar na Região foi assumido por um oficial-general da Marinha, uma vez que desde 1993, quando foi criado o COM, foram sempre oficiais-generais do Exército no posto.

A chegada de Dores Aresta aconteceu depois da saída do major-general Carlos Perestrelo que deixou o comando da ZMM, depois de uma polémica em torno de um torneio de golfe e a utilização de meios militares.

O nome de João Dores Aresta foi ratificado pelo Conselho de Chefes dos Ramos das Forças Armadas e deverá ser confirmado pelo Presidente da República para o cargo de Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada.

Também pelo que o DIÁRIO apurou, o sucessor no Comando Operacional da Madeira, respeitando a rotatividade dos ramos das Forças Armadas, deverá ser um oficial-general da Força Aérea. Uma mudança que deverá acontecer nas próximas semanas.