País

Vice-almirante das vacinas passa hoje a chefe da Armada

Foto Gerardo Santos/Global Imagens
Foto Gerardo Santos/Global Imagens

O vice-almirante Gouveia e Melo, que ficou conhecido por coordenar a 'task force' de vacinação contra a covid-19, toma hoje posse como novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).

A posse, numa cerimónia restrita devido à pandemia, é conferida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, às 15:00.  A escolha, pelo Governo, que teve "o parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMA), após audição do Conselho do Almirantado", e a nomeação, pelo Presidente, aconteceram na quinta-feira.  O vice-almirante, que será promovido a almirante, vai subsituir António Mendes Calado, que disse deixar o comando da Marinha "não por vontade própria".

O Presidente, que é também comandante supremo das Forças Armadas, agradeceu a Mendes Calado o seu empenho enquanto CEMA, anunciou a sua condecoração com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, mas considerou "ser chegado o tempo" de o exonerar do cargo. No dia seguinte, sexta-feira, o Presidente sustentou que este é "o momento" para substituir o CEMA, uma vez que "fazia sentido esperar pelas leis orgânicas do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos três ramos".

O Presidente da República disse também que agradeceu "muito ao senhor almirante Mendes Calado, porque não só logo no início deste ano se mostrou disponível para encurtar o mandato -- que seria mais tarde, isto agora foi antecipado uns meses - como o cumpriu até o fim de uma forma muito brilhante, como toda a sua carreira".

No mesmo dia, o primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a substituição do CEMA, alegando que havia um entendimento para "uma saída das funções antes" do fim do mandato. O vice-almirante Gouveia e Melo coordenou a equipa responsável pelo plano de vacinação nacional contra a covid-19 entre 03 de fevereiro e 28 de setembro.

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo nasceu em Quelimane, Moçambique, em 21 novembro 1960. Ingressou na Escola Naval em 7 setembro de 1979. Passou 22 anos da sua carreira nos submarinos onde exerceu diversas funções operacionais, tendo comandado os submarinos Delfim e Barracuda.