Desporto

Voleibol entra em fase decisiva

Terminou a 1.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Madeira

None

Terminou no fim-de-semana passado a 1.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Madeira. A 1.ª Fase realizou-se de 16 de Outubro a 28 de Novembro, tendo sido realizados no escalão de Seniores Masculinos, 10 jogos, em 5 jornadas, num total de 5 equipas participantes (AD Machico, CS Marítimo, Arca d’Ajuda, CF Carvalheiro e CDE B+S Santa Cruz), e nos Seniores Femininos realizaram-se 15 jogos, em 5 jornadas, com a participação de 6 equipas (CS Madeira, CE Levada, CS Marítimo, ACD São João, CF Carvalheiro e CDE B+S Santa Cruz). A 1.ª Fase da Zona Madeira foi disputada no modelo de todos contra todos a uma volta.

Apuraram-se para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase da Zona Madeira, nos Masculinos, a AD Machico, CS Marítimo e a ARCA d’Ajuda. Estas equipas irão competir a partir do próximo fim-de-semana, no modelo de todos contra todos, a duas voltas, totalizando seis jornadas, ao fim das quais o vencedor da 2.ª Fase da Zona Madeira garante o apuramento para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que correspondem aos jogos de acesso à 1.ª Divisão Nacional.

A AD Machico venceu a 1.ª Fase da Zona Madeira só com vitórias, em quatro jogos disputados, arrecadando 12 pontos. O CS Marítimo classificou-se em 2.º lugar, com 3 vitórias e 1 derrota, com 9 pontos, e a ARCA d’Ajuda classificou-se em 3.º lugar, com 2 vitórias e 2 derrotas, com 4 pontos. O CF Carvalheiro e o CDE B+S Santa Cruz não conseguiram o apuramento para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase da Zona Madeira e ião disputar o playoff à melhor de 5 jogos para atribuição do 4.º e 5.º classificado. A previsão para o final da 2.ª Fase – Zona Madeira é a 29 de Janeiro de 2022.

Nos Seniores Femininos, apuraram-se para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase da Zona Madeira o CS Madeira, o CE Levada e a ACD São João. Estas equipas irão competir no modelo de todos contra todos, a duas voltas - o que totalizará 6 jornadas - a partir do próximo fim-de-semana e com a previsão de terminar a 29 de Janeiro de 2022. A equipa que vencer a 2.ª Fase da Zona Madeira garante o apuramento para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que correspondem aos jogos de acesso à 1.ª Divisão Nacional.

O CS Madeira venceu a 1.ª Fase da Zona Madeira só com vitórias, em 5 jogos disputados, conquistando 15 pontos. Em 2.º lugar ficou o CE Levada com 3 vitórias e 2 derrotas, conquistando 9 pontos. A ACD São João classificou-se em 3.º lugar, com 3 vitórias e duas derrotas, totalizando 9 pontos, garantindo o apuramento para a ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase da Zona Madeira, tendo 1 ponto a mais que o CS Marítimo, que acabou em 4.º lugar.

O CS Marítimo, o CDE B+S Santa Cruz e o CF Carvalheiro irão disputar a ‘Série dos Últimos’ da 2.ª Fase da Zona Madeira, que será disputada no modelo de todos contra todos, a duas voltas e servirá para definir a classificação do 4.º ao 6.ª lugar da prova.

Os jogos da ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase da Zona Madeira irão ser disputados em campo central, de modo às equipas se prepararem melhor para a 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que deverá ter o seu início no final de Fevereiro.

A ‘Série dos Primeiros’ da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão é composta por 6 equipas, as 4 melhores classificadas da 1.ª Fase de Portugal Continental, o representante da R. A. Açores e o representante da R. A. Madeira. A forma de disputa é todos contra todos, a duas voltas, sendo que o 1.º classificado desta ‘Série dos Primeiros’ é o Campeão Nacional da 2.ª Divisão e ascende à 1.ª Divisão Nacional, e o 2.º classificado irá disputar um play-off, à melhor de 3 jogos, com a equipa classificada em penúltimo lugar da ‘Série dos Últimos’ da 1.ª Divisão, para decidir quem ocupa a última vaga na 1.ª Divisão Nacional.