Coronavírus Madeira

Albuquerque volta a apelar à vacinação: "Quem não está vacinado tem que se vacinar"

O presidente do Governo Regional admite que a Madeira "possivelmente" vai encurtar os prazos da administração da terceira dose da vacina contra a covid-19

Centro de Vacinação do Funchal 
Centro de Vacinação do Funchal , Foto ASPRESS

"As pessoas têm que estar protegidas e a única forma de se protegerem é através da vacinação, que é o que cria a imunidade". 

A afirmação é do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que voltou a apelar esta quarta-feira, 29 de Dezembro, à vacinação contra a covid-19, em especial, da camada mais jovem da população, de forma a que o segundo período do ano lectivo, com início a 3 de Janeiro, arranque com um "indicie de vacinação muito elevado".

Como vamos iniciar as aulas presenciais com relativa normalidade no dia 3 de Janeiro, queremos que os pais façam um esforço no sentido de vacinarem os seus filhos para avançarmos já com um indicie de vacinação muito elevado na Madeira para que esta pandemia se transforme numa endemia. Miguel Albuquerque 

Albuquerque associa a baixa adesão à vacinação das crianças ao receio dos pais, algo que considera compreensível e que deverá desaparecer "à medida que o tempo for passando", enquanto a população for constatando que os efeitos secundários da vacina nas crianças "não existem". 

O governante admitiu ainda que a Região "possivelmente" vai encurtar os prazos da administração da terceira dose da vacina, tema que será discutido nos próximos dias. A dose de reforço é administrada actualmente cinco meses após a 2.ª dose. 

"Quem não está vacinado tem que se vacinar"

O chefe do executivo madeirense alerta que a maioria das mortes registadas na Madeira, associadas à covid-19, incidem "em pessoas que não levaram a vacina". 

Nós não discriminamos vacinados e não vacinados, atenção! Volto a frisar que isto não são brincadeiras, quem não está vacinado corre um risco de vida. Miguel Albuquerque