Madeira

Corrida de São Silvestre limitada a 3 mil participantes

Volta à Cidade do Funchal volta a 28 de Dezembro com medidas de contenção à pandemia, como a testagem obrigatória dos participantes

None

A Volta à Cidade, ou Corrida de São Silvestre, como é mais conhecida, realiza-se a 28 de Dezembro. É a mais antiga da Europa, sendo actualmente o evento desportivo na Região com maior número de participantes. Este ano, a sua 62.ª edição, está limitada a 3 mil participantes, devido à pandemia de covid-19.

Todos os participantes terão também de, obrigatoriamente, apresentar teste negativo à covid-19, válido para o dia da prova. Para garantir a segurança e evitar contactos entre atletas, as partidas vão ser feitas em com um máximo de 300 participantes, através de 10 caixas identificadas com diferentes cores.

Na apresentação do evento, que decorreu esta tarde, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado aproveitou a ocasião para pedir à população o máximo de cuidado. Para além das medidas que a Associação de Atletismo criou ao nível da testagem, o autarca vai mais longe apelando a que todos se vacinem independentemente da ideologia de cada um porque, como refere, a verdadeira protecção é a vacina.

Temos de ter uma participação cívica e positiva não só na defesa da nossa própria saúde, mas também de todos aqueles que nos rodeiam. Há mais vida para além deste dia. Queremos todos estar aqui no próximo ano com mais organizações, com mais eventos, com mais dinâmica, com mais desportivismo, mas para isso é preciso que o nosso comportamento seja exemplar, hoje, amanhã e depois disso.
Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal

Pedro Calado deixou, ainda, a garantia de que a Associação de Atletismo da Madeira pode encontrar na actual presidência da CMF um bom parceiro de eventos desportivos. “Vamos continuar a organizar actividades em prol de todos os munícipes da cidade do Funchal e sobretudo cultivar o gosto dos mais novos pelo exercício físico", asseverou.

A Câmara Municipal do Funchal apoia esta corrida com 20 mil euros. Pedro Calado costuma participar nesta prova, e este ano não é excepção. A prova tem uma extensão de 5.850 metros, com partida e meta na Avenida Sá Carneiro.