Coronavírus Madeira

Albuquerque apela ao "bom senso" para não ter de fechar estabelecimentos

None

"Se as pessoas cumprirem e forem responsáveis não vamos mudar nada", garantiu Miguel Albuquerque sobre as medidas de contenção da pandemia. O presidente do Governo regional falava no final de uma entrega de certificados, na Universidade da Madeira e referiu as boas indicações recebidas, dos secretários da Economia e da Saúde, depois da reunião com empresários de estabelecimentos de animação nocturna.

"Vamos ver se as pessoas têm bom senso para salvaguardar o interesse de todos e sobretudo de quem tem estabelecimentos", afirma.

Bom senso que se traduz em comportamentos que reduzam a transmissão da Covid-19.

"Bom senso é fácil, é não andarem uns em cima dos outros a beber e a respirar, a dar beijos na boca - que não tem mal nenhum mas deem só na namorada -, não tomarem copos na rua." Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

O objectivo é travar o aumento do número de casos positivos e não perder o controlo das cadeias de transmissão.

Por todo o mundo, lembra, há restrições, países em confinamento e para evitar que a Madeira tenha de adoptar medidas mais restritivas "é preciso não abusar".

"Vivemos numa sociedade em que parece que só há direitos, mas os direitos implicam deveres e as pessoas têm de ter o dever de contenção e perceberem que esta é uma doença séria", alerta.

Por agora, o Final do Ano mantém-se como tinha sido anunciado, sem grandes limitações, mas tudo depende de que seja mantido o controlo das cadeias de transmissão da pandemia.