Mundo

Duas crianças morrem em inundações em São Tomé

None

Pelo menos duas crianças morreram na ilha de São Tomé, na sequência de inundações causadas por chuvas intensas que começaram na terça-feira, e que provocaram também prejuízos avultados, disseram à Lusa responsáveis são-tomenses.

"Infelizmente, temos duas vítimas mortais a lamentar", afirmou o comissário da Proteção Civil são-tomense, Edson Bragança, acrescentando: "São duas crianças, uma com 10 anos e outra de 1 um ano e pouco", explicando que um dos corpos ainda não foi encontrado, porque foi arrastado pelas águas.

Uma das crianças era da zona norte do país e a outra vivia na capital, São Tomé, explicou.

O responsável, que falou à Lusa pela 11:30 locais (mesma hora em Lisboa), assegurou que não havia, até ao momento, registo de feridos graves.

Segundo o comissário, houve 12 inundações em várias localidades do país, incluindo na capital, São Tomé, embora a zona mais afetada seja a do norte, e há três pontes destruídas e estradas cortadas por causa do deslizamento de terras.

Além disso, a situação continua a "ser preocupante", na opinião de Edson Bragança, porque as chuvas não param.

Fonte do Governo adiantou à Lusa que as autoridades estão no terreno a recolher informação sobre o ocorrido, mas referiu que as cheias causaram "prejuízos avultados".

O Conselho de Ministros marcou uma reunião extraordinária para ainda esta manhã para avaliar a situação, acrescentou a mesma fonte.

De acordo com Edson Bragança, as chuvas em São Tomé e Príncipe começaram a intensificar-se na terça-feira por volta das 12:00, depois houve um intervalo das 15:00 às 18:00 e a partir dessa hora até agora continuam. "Até este momento ainda chove", sublinhou.

"Alguns rios galgaram o terreno e inundaram partes dessas zonas e da capital", adiantou.

"Em consequência destas inundações tivemos também a queda de três pontes, a ponte Paga Fogo, Ponte de Brigoma e de Lembá", tudo na zona norte do país, distrito de Lembá, a mais afetada, sublinhou o responsável da Proteção Civil do país.

Na capital, as inundações afetaram mais "lojas e bairros circundantes", referiu, garantindo que "as equipas da Proteção Civil e do Governo estão neste momento no terreno de modo a conter essa mesma inundação".

Já na parte norte do país, os vários deslizamentos de terras provocaram o corte de algumas estradas.

Assim, "da Lagoa Azul, até à capital [do distrito], Neves, a estrada está a fazer-se só num sentido".

De Neves para Santa Catarina, na zona de Diogo Vaz, "a estrada está mesmo impedida por deslizamentos de terra", adiantou.

Segundo o responsável da Proteção Civil, hoje de manhã equipas estavam a tentar desobstruir essas vias rodoviárias cortadas.

Além dos bombeiros e da proteção civil há também, segundo Edson Bragança, algumas organizações não-governamentais e populares a ajudar nos trabalhos.