5 Sentidos

Polo do Conservatório no Bom Jesus acolhe recital de flauta transversal e piano

None Ver Galeria

O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira acolhe esta quinta-feira, 30 de Dezembro, às 18 horas, um recital protagonizado pela flautista madeirense Eva Duarte em conjunto com a pianista Iryna Kózina, docente da instituição. O recital terá lugar no Auditório do Polo do Bom Jesus, na Travessa do Nogueira, a entrada é livre.

No programa constam temas de G. Enesco, C. Widor e F. Shuber. 

Paralelamente ao recital, decorrerá, nos dias 3 e 4 de Janeiro de 2022, uma masterclass de flauta transversal orientada por Eva Duarte, flautista madeirense e docente na Escola das Artes do Alentejo Litoral, em Sines, na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco e no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra. A actividade será aberta aos alunos e docentes do Conservatório, uma oportunidade "para os jovens alunos de música terem contacto com diferentes especialistas da sua área e receberem conselhos de artistas reconhecidos e com mais experiência", ressalva a instituição. 

Nota biográfica de Eva Duarte:

Nasceu em 1993 no Funchal, na Ilha da Madeira. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos no Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) – Região Autónoma da Madeira com a professora Tânia Fernandes.

Participou em masterclasses orientadas por Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Gil Magalhães, Averil Williams, Sarah Rumer, William Bennett e Jacques Zoon. Também foi membro da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM) nos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 (como chefe de naipe). Já colaborou com a Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira e WESO –West European Studio Orchestra. Já foi dirigida por maestros como Jean-Sebastien Béreau, Ernest Schelle, Jacomo Bairos, Reinaldo Guerreiro, Rui Carreira, André Granjo, Jean-Marc Burfin, Michael Zilm, Sebastien Tewinkel, entre outros. Em Julho de 2010 terminou o Curso Profissional de Instrumentista, na classe da professora Eva Rodrigues, do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, com classificação máxima na Prova de Aptidão Profissional. Concluiu em Julho de 2014 a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra com o professor Nuno Inácio. Concluiu em Julho de 2020 o Mestrado em Ensino da Música – Flauta Transversal na Escola Superior de Música de Lisboa. É professora de Flauta Transversal e Formação Musical desde Outubro de 2013 da Escola das Artes do Alentejo Litoral em Sines. É também docente de Formação Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco desde Outubro de 2020 e de Coro no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra.

Nota biográfica de Iryna Kózina:

Nasceu em Kiev, Ucrânia, numa família de músicos. Estudou na Escola Especializada de Música “M. V. Lyssenko” de Kiev. Concluiu o seu Mestrado de piano na Academia Nacional de Música “P. I. Tchaikovsky” da Ucrânia e, seguidamente, o Curso de Doutoramento na especialidade de Música de Câmara, na mesma Academia. No ano 2007 defendeu a Tese de Doutoramento no departamento de Musicologia e Estudos da Arte Musical no mesmo estabelecimento de ensino, tendo-lhe sido concedido o grau de Doutora de Filosofia (Ph. D.).

Premiada em vários Concursos Internacionais, apresentou-se como solista, acompanhadora e artista de música de câmara em numerosos concertos na Ucrânia, em França, nos Estados Unidos da América. Em Portugal, deu vários concertos pelos convites da DRAC – Açores, DRC – Madeira, da AACMM, da OCM e da Associação da OCM. Participou no Festival de Cultura em Guimarães (2012), no Festival de S. Rachmaninov na Madeira (2014) e no PianoFest na Madeira (2015). Trabalhou como acompanhadora nas Master-Classes orientadas pelos professores Zakhar Bron, Alissa Margulis, Grigory Zhislin, Ilya Grubert, Jean-François Lézé, entre outros. Foi acompanhadora oficial no 2º Concurso Internacional “Madeira Music” e acompanhou em vários Concursos Nacionais e Internacionais, tais como “Jovens Músicos”, “António Capela”, “Cidade do Fundão”. Desde o ano 2000 trabalha como professora de piano e acompanhadora no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode.