Desporto

Sérgio Conceição pode superar Benfica e igualar Jorge Jesus

Foto: MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
Foto: MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

O treinador Sérgio Conceição pode assumir na quinta-feira o comando do histórico face aos 'encarnados' e igualar o 'duelo' particular com Jorge Jesus, caso o FC Porto supere em casa os 'encarnados' para a I Liga de futebol.

Uma semana após o 'fulminante' 3-0 para a Taça de Portugal, o treinador do FC Porto procura o 10.º triunfo com o Benfica, em 23 jogos, e o sétimo face a Jesus, em 20, sendo que está invicto há sete jogos com as 'águias' e há quatro com o seu atual técnico.

Frente aos 'encarnados', Sérgio Conceição soma nove vitórias, quatro empates e nove derrotas (24-25 em golos) e, perante o treinador que o orientou no Felgueiras em 1995/96, contabiliza seis triunfos, seis igualdades e sete desaires (15-23).

Depois do 1-2 caseiro em 02 de março de 2019, dia em que João Félix e Rafa 'viraram' o golo inicial de Adrián López, 'catapultando' o Benfica para o título 2018/19, Conceição soma cinco vitórias e dois empates face aos lisboetas.

O técnico conduziu o FC Porto a dois triunfos no campeonato (2-0 fora e 3-2 em casa) e à vitória na final da Taça de Portugal (2-1 em Coimbra), em 2019/20, e ao triunfo na Supertaça (2-0 em Aveiro) e a dois empates na I Liga (1-1 em casa e fora), em 2020/21.

Na quinta-feira, os 'dragões' impuseram-se por 3-0 no Dragão no primeiro duelo de 2021/22, para os oitavos de final da Taça de Portugal, com dois golos de Evanilson e um de Vítor Ferreira. O brasileiro foi expulso sobre o intervalo, 'impedindo', talvez, uma goleada histórica.

Com este resultado, Sérgio Conceição reforçou também o impressionante histórico, como treinador do FC Porto, face ao Benfica, que se cifra em sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas, com 19 golos marcados e nove sofridos.

Se Conceição tem saído por cima face ao Benfica, Jorge Jesus, pelo contrário, não vence o FC Porto desde 2017/18, a sua terceira e última época ao comando do Sporting, no qual ingressou em 2015/16, depois de seis temporadas ao serviço das 'águias'.

Em 18 de abril de 2018, um golo do central uruguaio Sebástian Coates, aos 84 minutos, valeu ao Sporting um triunfo caseiro por 1-0, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois de desaire por igual resultado no Dragão.

Face ao empate no conjunto dos dois jogos, o encontro foi para prolongamento, que nada resolveu, e o apuramento para a final decidiu-se no desempate por penáltis: Marcano falhou o primeiro, todos os outros marcaram e os 'leões' vencerem por 5-4.

Depois desse encontro, Jesus - que, entretanto, treinou Al Hilal e Flamengo, e regressou ao Benfica em 2020/21 - soma dois empates e dois desaires com o FC Porto (2-7 em golos), para um balanço global claramente negativo de 11 vitórias, 13 empates e 26 derrotas (50-79 em golos), em 'redondos' 50 encontros.

Antes de chegar aos 'grandes', Jesus defrontou o FC Porto por Felgueiras (dois jogos), Estrela da Amadora (quatro), Vitória de Setúbal (um), Vitória de Guimarães (um), Moreirense (um), União de Leiria (dois), Belenenses (quatro) e Sporting de Braga (dois) e não conseguiu um único triunfo, em 17 jogos.

Pelo Benfica, ganhou sete vezes -- mais seis empates e 11 derrotas, com 29-37 em golos -, em 24 jogos, e ao serviço do Sporting, até tem um registo positivo, com quatro triunfos, duas igualdades e três desaires (10-7 em golos), em nove encontros.

O encontro entre FC Porto e Benfica, da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se na quinta-feira, pelas 21:00, no Estádio do Dragão, no Porto, com Sérgio Conceição de volta ao banco dos 'dragões' e Jorge Jesus ao das 'águias'.