Coronavírus Madeira

Madeira poderá ter mais do que um caso da variante Ómicron

Pedro Ramos assume que "naturalmente não teremos só um caso" da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2

None

A Região Autónoma da Madeira poderá ter mais do que um caso diagnosticado da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, denominada Ómicron. 

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, assumiu esta terça-feira, 21 de Dezembro, que "naturalmente não é só um caso que, eventualmente, possa existir na Madeira". 

O governante destaca que a Região continua a enviar amostras para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que faz a monitorização da diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, mas afirma que o organismo "já não tem capacidade de resposta", pelo que a Madeira ainda não tem a confirmação da existência de outros casos desta variante no arquipélago.  

Na última semana foi identificado um caso da variante Ómicron na Região. 

Pedro Ramos confirma que variante Ómicron já está na Madeira

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil confirmou, há pouco, que já está confirmado o primeiro caso da variante Ómicron na Madeira.

Provavelmente não teremos só um caso [na nova variante], até porque 30% dos passageiros que chegaram à Madeira, desde 1 de Julho de 2020, são provenientes do Reino Unido, onde esta variante tem já uma prevalência muito elevada, é uma variante de grande transmissibilidade.

O Instituto Ricardo Jorge faz a análise de sequências de amostras positivas de covid-19 colhidas em laboratórios, hospitais e instituições de todo o país.