Madeira

Telma Spínola é a primeira mulher a assumir o cargo de chefe da Junta Regional do CNE da Madeira

None

Ontem, na Sé do Funchal, tomou posse a nova Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da Madeira que passa ser presidida por Telma Spínola, a primeira mulher a exercer o cargo como chefe regional, em 93 anos de história da instituição na Região.

Telma Spínola, natural de Machico, pertencente ao Agrupamento 825 - Machico, disse ao DIÁRIO que é um momento marcante ser a primeira mulher a assumir a Junta Regional da Madeira.

"Acredito que seja marcante não só por isso, mas pelo projecto, pelo trabalho que nos propomos a desenvolver enquanto equipa. Fazer crescer o escutismo na Região e valorizar que é de facto aqui o mais importante", referiu.

Neste momento, existem 16 agrupamentos em vários concelhos da Região, que envolvem aproximadamente 900 elementos.

Quanto aos desafios referiu o seguinte: "fazer escutismo em tempo de pandemia limita-nos um pouco a nossa acção. A proximidade, que é aquilo que nos distingue enquanto movimento, também acaba por estar limitada, mas de facto o principal desafio será motivar, envolver e dar a conhecer aquilo que é o trabalho do escutismo, que é o maior movimento de educação não formal, que forma cidadão activos e participativos, que farão a diferença na sociedade do futuro.”

A cerimónia decorreu após uma celebração Eucarística, presidida pelo o Bispo do Funchal, onde contou com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho e do e do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria.