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Conformismo ou (des)obediência?

O pensamento crítico deixou (aparentemente) de ter qualquer valor… e isto não é nada bom!

1. Hegel, talvez o filósofo mais atento à essência e dinâmica da realidade (e bem oneroso de entender) – autor de uma dialética “triádica” que procura explicar o encadeamento do devir, que começa com a tese (momento afirmativo), passando pela antítese (momento negativo) e finda na síntese (superação da contradição) –, alegadamente terá dito numa das suas obras sobre o percurso da Razão na História, que “os tempos felizes são tempos em que os manuais têm páginas em branco”.

Hoje, ao contrário desses tempos, vivemos num período de incertezas, contradições (para não mencionar alguns absurdos) e de novos maniqueísmos onde não há tempo – nem vontade – para pensar, para encontrarmos novas orientações que iluminem e guiem as nossas ações (individuais e coletivas) e compor um auspicioso futuro! Se no passado a doutrina maniqueísta assentava num dualismo (gnóstico) entre bem e mal, luz e trevas…, no contexto e processo atual, ele exprime-se na distinção entre negacionistas e “bons cidadãos” (ou “covidistas”), vacinados e não vacinados, testados e não testados, cumpridores e não cumpridores, responsáveis e egoístas. Presos a uma dicotomia rápida, irrefletida e fútil, propicia à velocidade das sociedades vigentes, todos temos uma certa noção de que o pensamento crítico, a dúvida, a simples interrogação, o discordar, deixou (aparentemente) de ter qualquer valor… e isto não é nada bom!

Estamos bem longe dos loucos (e acelerados) anos 20 do século passado, quando o mundo respirava já de alívio, pois tinha acabado de sair da primeira Grande Guerra – na qual Portugal tinha participado com o Corpo Expedicionário Português (CEP), formado por cerca de 30 mil homens, que invariavelmente nos arrastou para mais uma profunda crise política, social e económica –, e a Europa vivia agora um “instante” de otimismo, esperança, progresso, onde ao ritmo de charlestons e foxtrots, misturado com jogo, fumo e álcool, exibia extravagância ou excentricidade.

Cem anos depois, Portugal volta a estar em crise política, nesta ocasião com o inédito chumbo da proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (inaugural em 47 anos de democracia) e que leva pela primeira vez os portugueses a eleições legislativas no mês de janeiro. Mas esta crise política associa-se a uma crise sanitária que decorre deste março de 2020, a da pandemia da Covid-19, que tem nutrido e cimentado velhas e novas fraturas sociais, que é o mote para aparecimento de mais (e novas) doenças do foro mental grave, assim como de muitas outras patologias que ficaram durante este período por diagnosticar, a que se junta uma espécie de apatia ou resignação geral dos portugueses perante as circunstâncias vividas e muitas medidas/decisões (inexequíveis e ilógicas, para não dizer disparatadas ou tolas) tomadas e anunciadas pelos “nossos” mais altos representantes políticos.

Por mais inusitadas e irracionais que estas nos pareçam, no momento em que atravessamos mais um capítulo nebuloso da história, a grande maioria dos cidadãos opta pela obediência (cega) ao líder ou pelo conformismo das suas atitudes para com as normas do grupo ou expectativas dos distintos atores sociais. No presente, a pressão social, as convicções dos outros, os padrões de comportamento seguidos pela maioria, o desejo de estar integrado ou enquadrado, de ser aceite publicamente (e seguir a opinião dos outros – de uma maioria –, resultado da pressão por estes exercida, seja ela real ou imaginada) tem nova relevância e intensidade. A nossa vida coletiva é cada vez mais regulada por normas legais (e sociais), cujo objetivo é uniformizar/doutrinar as atitudes e os comportamentos em sociedade. Somos publicamente convidados (e forçados) a concordar com as solicitações, obrigações e atitudes emanadas dos nossos modelos sociais, daqueles que nos dirigem, tudo em nome da segurança ou saúde pública, da ordem, da estabilidade governativa e o não cumprimento das regras definidas dita a aplicação de sanções implícitas ou explícitas. Incontestavelmente, estamos regulados desde o momento em que nascemos até ao instante em que deixamos este mundo. A verdade deixou de nos ser assegurada e as nossas liberdades individuais (e direitos) voltam, em finais de 2021, a estar suspensas por tempo indeterminado, tudo em nome de uma validade científica duvidosa e de políticos que no passado já demonstraram, em diversas circunstâncias, a sua incompetência.

2. Em finais de 2006 e início de 2007, descobrir quem foi o maior português de sempre era o repto de um programa da RTP que combinava o documentário com entretenimento. Ora, a eleição de António de Oliveira Salazar como o maior português de sempre (com 41,0% de votos), não pode ser aqui encoberta e muito menos desvalorizada. Certamente foi o reflexo da conjuntura política, económica e social que mais uma vez suportávamos, mas também de uma mentalidade que foi edificada durante quase meio século e decerto deixou significativas raízes. Contudo, neste programa, ficou em terceiro lugar justamente um símbolo da desobediência para os dias de hoje, refiro-me, claro está, ao exemplo de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus que em apenas alguns dias de junho de 1940, salvou milhares de seres humanos (Sónia Louro, no romance O Cônsul Desobediente, fala em cerca de 30 mil vidas), perseguidos pelo regime nacional-socialista alemão por razões políticas, religiosas, étnicas e um antissemitismo racial.

Desrespeitando as instruções da famosa Circular n.º 14 de 11 de novembro, mas também uma reverência absoluta à autoridade de Salazar e do regime, em nome de “preceitos cristãos e humanitários” – interrogando-se sobre “o que vale mais: uma lei ou uma convicção?” –, dotado de uma coragem sem limites (e após um ‘sonho’), Aristides de Sousa Mendes ousou desafiar e desobedecer a Salazar, não participando em “chacinas”, e com a sua descomunal decisão salvou milhares de homens, mulheres e crianças para quem um visto para Portugal era a única salvação, pois sem ele morreriam implacavelmente às mãos do regime nazi.

Quase 68 anos depois do último fôlego – e de uma vida que terminou quase na miséria e exposta ao ostracismo –, o grande herói português do século XX (e um exemplo de consciência ética), Aristides de Sousa Mendes recebeu, finalmente, no passado dia 19 de outubro, honras de Panteão Nacional, honras por ter contrariado as ordens de um regime ditatorial e por ter distribuído vistos a milhares de judeus que fugiam de um genocídio cujo número exato de mortos é impossível de detalhar.

Em suma, foi a desobediência do ex-cônsul em Bordéus que fez com que Portugal fosse elogiado pela sua atitude “hospitaleira” durante a Segunda Guerra Mundial, mas, hoje, diante de uma espécie de conformismo generalizado – ou adormecimento e letargia disseminada na sociedade –, que sobretudo favorece quem governa e aparenta controlar a própria oposição, é cada vez mais difícil resistir, desobedecer e não pensar e agir conforme os procedimentos do(s) grupo(s). Sabemos que atitudes inconformistas estiveram na base de grandes inovações e revoluções e, em grande medida, do próprio progresso social, mas a autonomia do pensar tem cada vez mais dificuldades em se rebelar contra as novas (e poderosas) autoridades instituídas. Charles Percy Snow adverte-nos para o facto de que se “cometeram mais crimes em nome da obediência do que em nome da contestação”, pelo que seria valoroso, na atual conjuntura, não repetirmos os erros do passado.

A todos os colaboradores e leitores do Diário de Notícias da Madeira, votos de um Feliz Natal e próspero 2022!