5 Sentidos

Exposição de fotografias da Ponta do Sol inaugurada esta tarde no 'John dos Passos'

None

Foi inaugurada, esta tarde, a exposição fotográfica 'Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol', mostra que está patente ao público até Fevereiro de 2022, no Centro Cultural John dos Passos, na vila da Ponta do Sol. 

Esta exposição, a sexta organizada no âmbito do projecto 'Imagens e Memória dos concelhos da Madeira', tem por objectivo dar a conhecer vários aspectos das diferentes localidades da Madeira e do Porto Santo.

As imagens agora expostas na Ponta do Sol – 80 fotografias e dois bilhetes-postais – pertencem à 'Colecção fotográfica' e à 'Colecção do Bilhete-Postal Ilustrado' do Arquivo e Biblioteca da Madeira, bem como ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, depositado na mesma instituição.

Nesta mostra foram incluídas imagens que datam da segunda metade de Oitocentos até ao ano de 1975.

O projecto 'Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira' teve início em Março de 2019, no âmbito das celebrações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, e contou já com cinco  exposições, alusivas aos concelhos da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente, de Machico e de Santa Cruz.

"É uma exposição que confronta realidades de outros tempos com aquilo que nós conhecemos hoje em dia", realçou Eduardo Jesus. Para o secretário regional do Turismo e Cultura, esta mostra toca "aspectos que para nós são muito importantes, que tem que ver com as vivências das pessoas, a forma como se deslocavam no território, quer por terra, quer por mar", onde não podia faltar o Cais da Ponta do Sol.

Mas esta é uma exposição que "evoca a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima em 1948", onde é possível apreciar "práticas de grande entrega a devoção", realça o governante. 

Este é um projecto que, de município em município, "vai relembrando o passado", apontou, ainda, Eduardo Jesus, aquando da inauguração desta exposição, evidenciado "a evolução que aconteceu nos últimos dois séculos", ajudando a divulgar "o grande espólio fotográfico" que está depositado no Arquivo e Biblioteca da Madeira.