5 Sentidos

Exposições de Sandra Baia e Julião Sarmento inauguradas amanhã no MUDAS

None Ver Galeria

O MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira abre este sábado, 18 de Dezembro, pelas 18 horas, ao público duas exposições. Tratam-se das mostras intituladas 'Formas Encontradas' de Sandra Baia com curadoria de David Barro e '(Un)disclosed' de Julião Sarmento com curadoria de Benjamin Weil. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença na inauguração.

A dupla inauguração assinala a reabertura do MUDAS.Museu após obras de manutenção e, simultaneamente, o início do programa das comemorações dos trinta anos da fundação do Museu, criado em Dezembro de 1992.

A preparação das exposições inauguradas amanhã teve início em 2019, no período pré-pandemia, em estreita colaboração com Sandra Baia e Julião Sarmento que, entretanto, faleceu em maiô de 2021. Desta forma, este projecto conjunto constitui uma das últimas exposições preparadas em vida por Julião Sarmento e a primeira a ser apresentada ao público após o seu falecimento.

As duas mostras, embora simultâneas, mostram duas perspectivas muito distintas sobre a obra e percurso de dois grandes artistas nacionais que, neste projecto, juntam o que melhor os aproxima e simultaneamente os separa do ponto de vista estético.

Sandra Baia, natural de Lisboa, onde nasceu em 1968, expõe individual e colectivamente desde 2002, está representada em enumeras colecções públicas e privadas ‒ em contexto nacional e internacional ‒ e, mais recentemente, foi galardoada com prémio 'Contemporary Talents 7th edition, Fondation François Schneider | Wattwiller'.

Já Julião Sarmento dispensa apresentações. Nascido em Lisboa em 1948, estudou pintura e arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Autor de uma obra multifacetada e interdisciplinar, iniciou actividade artística em 1970, e enquadrando-se nas práticas artísticas mais avançadas desse período, soube sempre adaptar-se aos desafios das décadas seguintes, tendo trabalhado ao longo da sua carreira, nos mais diversos suportes: pintura, desenho, escultura, fotografia, cinema, vídeo, performance, som e instalação, projectando e desenvolvendo vários trabalhos em contexto site-specific. A partir da década de oitenta do século passado, afirmou-se como um dos artistas plásticos portugueses com maior projecção, nacional e internacional, expondo em galerias e museus de grande prestígio um pouco por todo o mundo. Faleceu em 4 de Maio de 2021.

Refira-se ainda que Sandra Baia apresenta-se pela primeira vez na Madeira com uma exposição individual. Já Julião Sarmento tinha exposto anteriormente na Região, nomeadamente em 2001, na Galeria Porta 33, num projecto com o título 'What makes a writer great' e também no então Museu de Arte Contemporânea do Funchal com a mostra “-me”, ambas as exposições com curadoria de Delfim Sardo.

'Formas Encontradas' e '(un)disclosed' poderão ser vistas, em conjunto com uma selecção de obras do acervo do MUDAS.Museu até 31 de Agosto de 2022.